Tribuna Ribeirão
Esportes

Briza abre o jogo!

Maciel 84

Em 19 de julho de 1939 nascia Sebastião Dias Maciel, em Vitória – Espírito Santo. Maciel, como ficou conhecido no futebol, ao sair de um treino em Vitória foi chamado por um senhor no alambrado. Era Antônio Julião um dos maiores ídolos do Botafogo de Ribeirão Preto que foi contratá-lo. Botafoguense lembra bem da defesa de 1964: Machado; Egídio, Veríssimo, Hélio Vieira e MACIEL. No Corinthians em 1966 formou na famosa defesa: Heitor; Jair Marinho, Ditão, Clóvis e MACIEL. Corinthians foi campeão do Rio São Paulo naquele ano. A CBD (atual CBF) por falta de datas proclamou campeões os quatro primeiros: Corinthians, Santos, Vasco e Botafogo.

 

Título do São Paulo e tabu do Santos…

Em 1967 o São Paulo seria campeão paulista com 1 a 0 sobre o Corinthians, mas aos 45’ do 2º tempo Maciel cruzou a bola para Tales cabecear e Benê marcar, o empate tirou o título do São Paulo, que na decisão com o Santos e perdeu (2 a 1). Naquele dia o Corinthians foi de: Marcial, Osvaldo Cunha, Ditão, Clóvis e MACIEL; Edson e Rivelino; Marcos, Tales, Benê e Gilson Porto. Em 1968, o Corinthians quebrou (2 a 0) um tabu de 10 anos contra o Santos de Pelé e Cia. Time do Corinthians: Diogo; Osvaldo Cunha, Ditão, Luiz Carlos (Clóvis) e MACIEL; Edson e Rivelino; Buião, Paulo Borges, Flávio e Eduardo. Hoje Maciel completa 84 anos. Vida longa ao ídolo. Parabéns!

 

Como viver bem na velhice…

Minha primeira entrevista com Maciel foi em 1972, ele estava no São Bento, no velho Estádio Humberto Reale em Sorocaba. A saída do vestiário para o gramado era tão baixa que bati várias vezes com a cabeça no batente da porta.  Quem mora em Ribeirão Preto pode vê-lo todas as manhãs correndo na Av. Castelo Branco para manter a forma. Até meses atrás, entre os ex-profissionais, aos sábados, Maciel exibia condicionamento físico exemplar, agora faz tempo que não comparece. Será que pendurou as chuteiras e não avisou osamigos? São 84 anos de belas histórias e grande sabedoria: “Idoso tem que aprender a conviver com as dores naturais da velhice e estar preparado para enfrentar as novidades que sempre surgem”, aconselha Maciel.

 

Postagens relacionadas

Irmãs de Maradona desabafam e pedem justiça: ‘Ele não merecia morrer assim’

Redação 1

Jair Ventura poupa cinco titulares antes do clássico

Redação 1

Em chegada emocionante, queniano ganha a São Silvestre na última passada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com