TROPEÇOS
O Corinthians perdeu (2 a 0) para o Bahia e o Grêmio venceu (1 a 0) o Coritiba na rodada de domingo do Campeonato Brasileiro. Ótima oportunidade para Renato Gaúcho se vangloriar de sua previsão, a de que o Corinthians despencaria na classificação. Mas ele não pode fazer isso porque desde aquele pronunciamento infeliz, do qual até já pediu desculpa, o seu Grêmio também perdeu jogos considerados fáceis. Além disso, apesar dos tropeços corintianos, o líder não despencou. Mantendo ao longo do campeonato entre 7 e 10 pontos de vantagem sobre os times que se revezam no segundo lugar.
Erros…
As falhas individuais determinaram a derrota do Corinthians, mas o Bahia é um time de valor e agora bem dirigido por Paulo César Carpegiani. Os árbitros erraram contra o Atlético Goianiense nas duas últimas rodadas, mas só no jogo de quarta-feira ele foi prejudicado. Na partida de domingo o Palmeiras foi superior e venceu (3 a 1) com justiça o lanterna da competição. O Atlético Paranaense jogou muito mal contra o São Paulo, mas desta vez o tricolor paulista foi bem na vitória (2 a 1) sobre os paranaenses, apesar de o jogo apresentar dos dois lados erros individuais inadmissíveis no futebol profissional.
Exageros…
Virou vício nas transmissões de rádio e tevê, onde ”tudo se copia” (Viva o Chacrinha!), a análise imediata da classificação. Exagerada, para não dizer ridícula, a supervalorização das mudanças de posições de acordo com os resultados dos jogos em andamento. Domingo havia locutor exaltando o São Paulo por subir tanto na classificação, quando na verdade ele está apenas dois pontos acima da Zona de Rebaixamento, para onde pode voltar numa única rodada. Pior é que esta avaliação minuto a minuto nem leva em consideração que ainda faltam dez rodadas. Este expediente só é válido para orientar o torcedor na última rodada, quando a chance para modificação tem tempo limitado.