Mudanças e preocupações
O mundo passa por mudanças em todas as áreas, algumas para melhor outras para pior, o futebol também. A batalha contra os homofóbicos aumenta, preparam-se leis, mas os cânticos continuam nos estádios. Juca Kfouri foi alertado por um amigo, tomando por exemplo situação idêntica com decisões diferentes no jogo Bahia x Flamengo, um negro recebeu cartão e um branco não. O que remeteu o jornalista a uma matéria antiga de levantamento na Europa mostrando que há racismo também na arbitragem.
Medo e ousadia…
As mudanças na arbitragem mudaram o comportamento dos árbitros, o VAR trouxe insegurança, com medo eles se omitem esperando a tecnologia. O jogador brasileiro não muda, reclama de tudo, bem diferente do europeu. Quando foi criado o VAR a ordem era punir jogadores que pedissem o VAR. Hoje é a primeira coisa que fazem em lances duvidosos. Zagueiros e goleiros ousados trocam passes perigosos na defesa, e “entregam o ouro”, no resto do campo só correria, ninguém joga. Não há futebol.
Queda gaúcha…
Depois da goleada do Palmeiras sobre o Grêmio, o ex- jogador e ex-técnico Cassiá, hoje comentarista, disse: “acabou o futebol gaucho raiz para enfrentar os paulistas e cariocas. Antes, quando a gente perdia, nem de casa saía de vergonha. Hoje eles estão recebendo dinheiro para tomar cartão, ceder escanteio, perder jogos. Que vergonha. Ganham muito dinheiro, jogam pouco e estão se vendendo. É necessário primeiro limpar o futebol brasileiro para depois pensar em ganhar uma Copa do Mundo”.