Golear o Santos na Vila
O Botafogo tem que vencer o Santos nesta quarta-feira (26) na Vila Belmiro por 3 a 0, ou três gols de diferença, para se classificar na Copa do Brasil e receber R$ 3,3 milhões da CBF. Diferença de dois gols leva a decisão para os pênaltis. O Santos pode perder de 1 a 0 que se classifica. O último 3 a 0 do Botafogo foi sobre o Internacional de Limeira, Paulistão 2022, com gols de Matheus Carvalho, Dudu Hatamoto e Guilherme Mantuan. Naquele Paulistão o Botafogo venceu o Santos na Vila Belmiro, mas foi por 1 a 0.
O que diz a história…
O Botafogo já ganhou do Santos na Vila Belmiro por 4 a 1, mas foi em 1963 e Pelé não jogou, com gols de Antoninho (2), Adalberto e Resende. Em 1977 ganhou de 2 a 0 com gols de Zé Mário e Sócrates. Em 1986 venceu (1 a 0) com gol de Nelson. Em 1988 (1 a 0) gol de Rogério. Essas vitórias na Vila Belmiro foram pelo Campeonato Paulista, mas em 1977 o Botafogo venceu também pelo Campeonato Brasileiro (1 a 0) com gol de Terto. História não entra em campo, mas o elenco atual tem bom retrospecto na Série C.
As vitórias e os artilheiros…
Na Série C de 2022 o Botafogo ganhou de 3 a 1 do Altos com gols de Thiago Reis (2) e Jean Vítor, do Campinense com gols de Gustavo Xuxa (2) e Luketa, do Volta Redonda com gols de Gustavo Xuxa, Bruno Michel e Ericson e da Aparecidense com gols de Felipe Souto, Salatiel e Ericson, três dessas vitórias fora de casa. No Paulistão deste ano o Botafogo fez três gols no Guarani (3 a 2) com gols de Robinho, Salatiel e Marcos. Dos autores dos gols na Série C e no Paulistão 2022, só Luketa e Bruno Michel saíram.