Coisa boa ninguém aprende!
Exatamente há seis anos, no dia 3 de março de 2016, escrevi na coluna “Aulas gratuitas” que “Guardiola aprendeu com o Brasil e fez do Barcelona o melhor time do mundo”. E que “técnicos brasileiros copiaram os europeus e transformaram o Brasil de ‘País do futebol’ ao vexame dos 7 a 1 para a Alemanha”. As conquistas espanholas mostraram que Guardiola é um ótimo aluno e os vexames brasileiros confirmaram que nossos técnicos foram péssimos. E de lá para cá coisas piores aconteceram.
Os técnicos…
A maior referência de técnico que cuida de jogadores dentro e fora de campo é um português, Abel Ferreira, do Palmeiras. Na mesma linha de grandes técnicos brasileiros de outras épocas. Já o português Vítor Pereira é referência negativa. Abel organizou o time e conquistou títulos para o Palmeiras. Pereira não conseguiu nada no Corinthians, saiu num clima de traição e mau-caratismo e foi a preço de ouro para o Flamengo, que dispensa técnicos brasileiros mesmo que tenham conquistado títulos.
Os cartolas…
Minha mãe sempre advertia um filho que fazia algo errado com a frase: “Coisa boa ninguém aprende!”. Com sua simplicidade, mas muita sabedoria, mesmo percebendo que há motivos mais fortes e escusos do que descuido com o aprendizado, Dona Francisca diria aos cartolas do Botafogo que coisa boa ninguém aprende, ao vê-los imitando as lambanças do Flamengo e comprometendo as campanhas do time de Ribeirão Preto.