Por: Adalberto Luque
Pelo menos duas brigas ocorreram na unidade da Fundação Casa em Ribeirão Preto, na tarde desta quinta-feira (5). A unidade fica na Rodovia Geovana Aparecida Deliberto, Km 2, zona Rural, próximo ao Jardim Itaú, zona Oeste de Ribeirão Preto.
A primeira briga ocorreu em uma das salas de aula, quando um grupo de menores começou a agredir outro menor que teria vindo da cidade de Bebedouro. Ao tentar separar a confusão, dois agentes da Fundação Casa acabaram sendo agredidos. Um deles foi atacado por um interno que teria vários atos infracionais, como roubo, tráfico de drogas e violência doméstica na região do Jardim Progresso, zona Oeste.
Na sala havia 17 internos quando a briga começou. O agente socioeducativo da Fundação Casa foi atacado com socos e chutes e teve um dente quebrado, machucou a mão e foi levado para uma unidade hospitalar. Um adolescente também teria se ferido durante a briga.
Cerca de uma hora e meia depois, outra briga ocorreu e um interno de 18 anos teve que ser levado para uma unidade hospitalar com um edema na cabeça. Os motivos das brigas serão apurados pela Polícia Civil, através dos dois Boletins de Ocorrência onde constam os registros dos feridos.
A Fundação Casa divulgou nota à imprensa informando que o caso está sendo apurado pela Corregedoria da entidade. Justificou que as brigas foram pontuais e teriam sido rapidamente controladas pelos agentes. A nota informa ainda que os jovens envolvidos nos tumultos vão passar por comissões disciplinares e poderão sofrer sanções. A entidade está em fase de conclusão de estudos para instalação de câmeras de vigilância dentro das unidades.