Tribuna Ribeirão
Geral

Brasileiros repatriados da China ficarão em GO

VALTER CAMPANATO/AG.BR.

Os cidadãos brasileiros que estão em Wuhan, na Chi­na, serão repatriados em duas aeronaves reservas da Presi­dência da República e ficarão em quarentena por 18 dias, na Base Aérea de Anápolis (GO). A informação foi dada nesta terça-feira, 4 de fevereiro, pelos ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Ernesto Araújo (Re­lações Exteriores), em coleti­va de imprensa para explicar como será feito o resgate.

A operação começará nesta quarta-feira (5), com a parti­da das equipes para a China, e terminará no próximo sábado (8), com a chegada das aero­naves diretamente na unidade militar onde os repatriados ficarão internados. Wuhan é o epicentro do surto mundial do coronavírus (2019-nCoV). “O presidente Jair Bolsonaro concordou em ceder as suas duas aeronaves VC-2, aerona­ves reservas, [modelo] Embra­er-190, com capacidade para 30 passageiros cada uma. Foi um gesto do presidente abrir mão das aeronaves”, afirmou Fernando Azevedo.

Segundo ele, a decisão de usar os aviões da Presidên­cia da República foi tomada pelo próprio presidente para evitar a burocracia de uma licitação para fretamento de um voo e também por causa da precariedade da atual fro­ta da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves cedidas dão apoio às viagens presi­denciais, mas não são as uti­lizadas pelo presidente, que normalmente viaja em um avião maior, modelo Airbus.

“Os dois VC-2 decolam às 12 horas, da Base Aérea de Bra­sília, com previsão de chegada em Wuhan, na China na ma­drugada de sexta-feira, dia 7. O tempo que vão permanecer na China nós não sabemos, tem os procedimentos das autoridades chinesas e os nossos protocolos de saúde, e com previsão de che­gada na madrugada de sábado, dia 8”, acrescentou Azevedo. As duas aeronaves farão um total de quatro paradas técnicas de reabastecimento.

Segundo o ministro da De­fesa, após a partida em Brasília, as escalas serão feitas em For­taleza, Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürumqi (China), até o destino final em Wuhan (China). A lista preli­minar do Ministério das Rela­ções Exteriores (MRE) inclui um total de 29 pessoas, sendo 24 brasileiros e cinco chineses, que são cônjuges ou pais dos cidadãos resgatados. No grupo estão também sete crianças.

Outras pessoas que requi­sitarem à embaixada brasi­leira em Pequim poderão ser incluídas nos voos, segundo o ministro Ernesto Araújo. “Se houver mais algumas pessoas que mudem de ideia e queiram voltar, serão contempladas, evidentemente. (…) É essencial que os brasileiros que desejam retornar fiquem em contato permanente com nossa embai­xada em Pequim”, afirmou.

Quarentena
Antes de embarcar, as pessoas a serem resgatadas serão subme­tidas a exames médicos prévios. Quem apresentar sintomas com­patíveis com o coronavírus não poderá viajar. Além disso, deve­rão assinar um termo de com­promisso para se submeterem à quarentena no Brasil. Os proce­dimentos de saúde serão realiza­dos por uma equipe de seis pro­fissionais de saúde do Instituto de Medicina Aeroespacial da FAB e um médica especializada do Ministério da Saúde, que es­tarão nos voos de resgate.

Na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, todos os repatriados, além da tripulação e da equi­pe médica responsáveis pelo resgate, deverão se submeter à quarentena de 18 dias. A unidade militar, que pertence à FAB, possui dois hotéis, que serão utilizados durante o pe­ríodo de observação. Ela foi vistoriada por equipes do go­verno na tarde de ontem.

“Aqueles que não tem sin­tomas ficarão numa área bran­ca. Qualquer problema temos ainda condição de passar para uma área amarela, todos em apartamentos individuais e, caso necessário, passar para uma área vermelha, [que é a] evacuação aeromédica para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília”, explicou o minis­tro Fernando Azevedo.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Temer anuncia R$ 42 bi para segurança pública

Redação 1

PUBLICIDADE: Savegnago

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com