Tribuna Ribeirão
Geral

Brasileiros preferem cachorros vira-latas

TRIBUNA IMAGEM

Não é nenhuma novida­de o amor que os brasilei­ros têm por cães vira-latas. De acordo com o PetCenso 2021, levantamento realiza­do pela DogHero para des­cobrir as raças mais popu­lares, os cachorros sem raça definida são preferência da maioria dos tutores.

Eles aparecem no topo do ranking com 40%, em segui­da estão shih-tzu e yorkshire terrier com 12% e 5%, respec­tivamente. O censo é anual e começou a ser feito em 2016 – desde então, os vira-latas estão no primeiro lugar. Para chegar ao resultado, a empre­sa analisa os pets cadastrados em sua plataforma em mais de 750 cidades do Brasil.

Ao todo, são 1,9 milhão de animais, sendo que 350 mil entraram no ano passa­do. Em comparação com o le­vantamento realizado no ano passado, as raças labrador e maltês deixaram o ranking, enquanto spitz e dachshund entraram, diz o censo.

O censo também apontou os nomes mais populares en­tre cães. Thor e Mel aparecem em primeiro lugar, seguidos de Luke e Luna, e Bob e Nina. Para completar o Top 10, na sequência estão: Theo e Amo­ra; Fred e Meg; Apolo e Lola; Billy e Maya; Zeus e Belinha; Chico e Bela; Max e Pandora.

Felinos
A DogHero também rea­liza o levantamento com ga­tos desde 2019. Nesse caso, a preferência por SRD é quase unânime, com 98%. Em se­gundo e terceiro lugar estão azul russo e gato de bengala, com 0,4% e 0,3%, revela o Pe­tCenso 2021.

Em seguida, estão siamês (0,2%), snowshoe (0,2%), hi­malaio (0,1%), pelo curto in­glês (0,1%), abissínio (0,1%), siberiano (0,1%) e korat (0,08%). Já em relação aos nomes, Simba e Luna são os campeões, seguidos de Tom e Nina, e Chico e Mia.

O Brasil possui 33 mi­lhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais doze milhões com algum gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Es­tatística (IBGE). Já o Minis­tério da Saúde estima que a população de caninos e feli­nos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana do município.

Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 72 mil e 144 mil cachorros e gatos – são 720.116 habitan­tes, de acordo com dados de julho divulgados em agosto pelo IBGE. A cidade vai ga­nhar uma clínica veterinária do Programa Meu Pet. Será uma das oito novas instala­ções dedicadas à defesa e saú­de de animais domésticos.

Ribeirão Preto receberá R$ 5 milhões do governo es­tadual para implantação da clínica veterinária do Progra­ma Meu Pet, que tem o obje­tivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domés­ticos. A clínica será constru­ída com uma estrutura mé­dia de 480 metros quadrados.

Contará com salas cirúr­gicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas ve­terinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endos­copia, incluindo vacinação, castração e adoção responsá­vel. A prefeitura de Ribeirão Preto ficará responsável por indicar e ceder o terreno.

O Top 10 da cachorrada
1 – Sem raça definida (SRD): 40%
2 – Shih-tzu: 12%
3 – Yorkshire terrier: 5%
4 – Poodle: 4%
5 – Spitz alemão: 4%
6 – Lhasa apso: 3%
7 – Buldogue francês: 3%
8 – Pinscher: 3%
9 – Golden retriever: 3%
10 – Dachshund: 2%

Postagens relacionadas

Trânsito violento

Redação 1

Moradores da região de RP leem pouco  

William Teodoro

Novo sistema de envio de alertas de desastres começa em novembro

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com