Tribuna Ribeirão
Economia

Brasileiros consideram preço o fator mais importante na compra

As dinâmicas de mercado estão em constante mudança e as técnicas de marketing são a prova disso mesmo, já que tentam acompanhar a evolução da tecnologia e seguir as prioridades do consumidor para melhorar a rentabilidade negocial de cada empresa. 


Ao longo dos anos, estudos de mercado diversos têm vindo a focar-se na forma como o consumidor encara a compra e nos aspetos que o levam a privilegiar uma marca ou loja em detrimento das demais. 


Essa preocupação crescente com a intenção e com a perceção dos clientes tem feito com que, ao longo do tempo, sejam descobertas alterações significativas nas formas como o consumidor leva a cabo as suas compras. 


Recentemente, a par com o crescimento das lojas online e, em alguma medida, motivado pela crescente concorrência (que aumenta, também, o leque de opções), as pesquisas vieram trazer novos conhecimentos sobre o pensamento do cliente e os aspetos que este privilegia quando escolhe os seus produtos. 


Olharemos, por isso mesmo, para as recentes descobertas, provenientes de estudos e análises recentes, realizadas no Brasil. 

Pesquisa sobre o consumo revela interesses do comprador


A Consumoteca aliou-se à Zoom – espaço que se apresenta como uma aplicação e site para comparar preços – para realizar, recentemente, uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores. 


Esta pesquisa, que juntou 5369 pessoas, maioritariamente do sexo masculino (73% da amostra era masculina) revelou que, entre os vários fatores analisados por quem realiza compras – e especialmente compras numa loja online – o preço é, de facto, o elemento preponderante. 


Segundo os resultados obtidos pela pesquisa da Zoom e da Consumoteca, os consumidores procuram os preços mais baixos mesmo quando o cenário da economia global parece apresentar melhorias. Esta preocupação com o orçamento é visível na busca pelos produtos ao melhor preço, visando, assim, a poupança. 


O elemento “preço” é, de facto, a prioridade dos consumidores, o que explica, também, o aparecimento de diversas aplicação e sites para comparar preços, que procuram ajudar as pessoas a encontrar o melhor preço para o produto que desejam adquirir, listando as diversas lojas que contêm esse produto e os respetivos preços. 


Apesar disso, o preço não é o único fator que influencia as compras nos espaços de e-commerce. As pessoas parecem preocupar-se, também, com a experiência de compra, o que leva os sites de reclamação e de partilha de experiências a proliferar também, acompanhando a crescente exigência deste tipo de consumidor. 


Em terceiro lugar, a preocupação do cliente parece ser a reputação da loja onde adquire o produto, seguindo-se uma preocupação com a classificação destas lojas nos sites de comparação. 


Segundo alguns especialistas, a crescente atenção a diversos aspetos do processo de compra é a prova de que o próprio consumidor está a acompanhar a evolução dos mercados, tornando-se mais seguro, mais exigente e mais maduro. Assim, além de privilegiar apenas os aspetos que, no século passado, marcavam o mercado: como a confiança e a qualidade do produto, este novo cliente passa a ter atenção à qualidade da sua experiência, à poupança das suas verbas e à crítica global sobre o produto e marca em questão. 


Além de alterarem as dinâmicas de mercado, as novas preocupações dos clientes permitem, também, o crescimento de um mercado mais exigente e competitivo, onde a qualidade e acessibilidade se tornam fundamentais. 

Sites e plataformas atuais orientam-se para novo perfil de comprador


As aplicações e site para comparar preços são um bom exemplo da forma como o próprio meio online se tem vindo a adaptar ao novo perfil de cliente do século XXI. 


Este tipo de site, criado especialmente para facilitar a vida do consumidor, fazendo o levantamento de preços de produtos em diversas lojas, tem um papel fundamental na tomada de decisão do cliente e exerce, por isso, um papel ativo no processo de compra. 


Esta adaptação das plataformas atuais para o novo perfil de comprador, no entanto, pode também constituir um elemento de promoção de melhorias estruturais para as próprias lojas online, ajudando-as na análise da concorrência e fazendo com que se crie um meio negocial mais justo, com preços mais competitivos e equilibrados. 


No fundo, quando os gestores das lojas online visitam estas aplicações e sites para comparar preços, eles ficam a conhecer melhor a referenciação do seu próprio negócio, o pricing genérico dos produtos que comercializa; as preferências do seu público-alvo e a estratégia dos concorrentes. 


Assim, esta nova dinâmica estende uma oportunidade de melhoria comercial, que pode oferecer vantagens para todos os envolvidos e permite uma melhor fluidez no mundo das vendas online. 


Com um mundo em mudança e um cliente cada vez mais exigente, a criação de estratégias que dêem resposta às dificuldades financeiras do cliente ao mesmo tempo que criam uma concorrência saudável, pode ajudar a dar resposta pode ser algo bom para o setor online, em particular e, em global, para toda a economia brasileira.

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