O Brasil já conta com 13 casos confirmados de coronavírus (Covid- 19), segundo dados do Ministério da Saúde atualizados às 16 horas desta sexta-feira, 6 de março. Dez desses casos estão no Estado de São Paulo e há um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e um na Bahia. Ao todo, o País tem 768 casos suspeitos da doença e 480 análises já foram descartadas.
Uma mulher de 52 anos do Distrito Federal aguarda resultado de contraprova (para confirmar ou não a doença) em uma sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. O resultado marca um aumento de cinco pacientes infectados pelo vírus desde o último balanço, divulgado na quinta-feira (5).
Um dos novos casos foi registrado na Bahia. Uma mulher de 34 anos, residente da cidade de Lauro de Freitas, que teve o diagnóstico depois de viagem pela Itália, onde passou pelas cidades de Milão e Roma. Embora esteja assintomática, ela se encontra isolada em casa, sob observação das autoridades de saúde. Os outros quatro novos casos foram identificados em São Paulo, totalizando dez pacientes com o vírus no estado.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, em pronunciamento de dois minutos em cadeia nacional de rádio e TV, que determinou ações para ampliar o funcionamento dos postos de saúde por causa do coronavírus. Ele também ressaltou que não há motivo para pânico.
O presidente convocou ainda a população e profissionais de saúde para trabalharem juntos contra o surto. “A melhor medida é a prevenção”, disse. “O Brasil reforçou seu sistema de vigilância em portos, aeroportos e sistemas de saúde”, afirmou. “Diariamente, transmitimos informações transparentes a todos Estados e municípios”.
O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, afirmou durante a atualização do balanço que a chamada transmissão comunitária ou sustentada do coronavírus, que ocorre entre indivíduos que não viajaram e nem tiveram contato com pessoas que estiveram no exterior, deve ser registrada caso o vírus se comporte da mesma forma que em outros países.
Esse tipo de transmissão ainda não foi identificada no país. Na quinta-feira (5), o Brasil confirmou dois casos de transmissão local do coronavírus. As duas pessoas tiveram contato com o primeiro caso registrado no país, o paciente número 1 que esteve na Itália. “Não é transmissão comunitária ainda, mas sinaliza que o vírus tem uma competência de transmissão”, disse, ao deixar o Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira.
Existem três formas de contaminação, a daquelas pessoas que viajaram ao exterior, vindos de países com circulação do vírus; a de quem teve contato com quem viajou ao exterior, chamada de transmissão local, e aquela entre pessoas que não viajaram ao exterior e nem tiveram contato com viajantes, a chamada transmissão comunitária ou sustentada. Segundo o ministro Mandetta, é preciso esperar e observar como o vírus vai se comportar em um país de clima tropical, antes do governo mobilizar outras medidas.