Boletim divulgado nesta sexta-feira, 6 de agosto, pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que, pela quinta semana consecutiva, o Brasil apresentou redução tanto nos casos de contaminação quanto de mortes por covid-19. Ainda assim, os pesquisadores apontam que permanece alta a circulação do vírus, fato comprovado tanto pelos testes com resultado positivo, quanto pela incidência de notificação de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag).
Os números se referem à última semana do mês de julho, e segundo o boletim, se refletem na ocupação dos hospitais, que vem apresentando “relativo alívio”. Apesar disso, os valores continuam em patamares considerados elevados. A taxa de mortalidade diminuiu 1,3% ao dia, enquanto a taxa de incidência de casos de covid-19 foi reduzida em apenas 0,3% por dia, diz o relatório.
A Fiocruz entregou ontem mais um milhão de doses da vacina AstraZe-neca/Oxford ao Ministério da Saúde. A entrega desta sexta-feira (6) vai reforçar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo dividida por todas as unidades da federação. Com esta remessa, a Fiocruz alcança a marca de 81,5 milhões de vacinas disponibilizadas ao PNI, sendo 77,5 milhões produzidas pela fundação e quatro milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.