O Time Brasil passou por altos e baixos na segunda-feira de Jogos Olímpicos. O destaque foi logo pela manhã, quando a equipe feminina de vôlei não deu sopa para o azar e bateu a seleção do Quênia por 3 sets a 0.
As mulheres também fizeram bonito na quadra de tênis, com vitória de Luiza Stefani e Bia Haddad Maia por 2 a 0 sobre a dupla chinesa Yuan e Zhang. Os homens, por sua vez, também avançaram.
Porém, a tarde foi marcada pelos baixos, com disputas por medalha no skate e no judô que terminaram com os brasileiros fora do pódio. Além disso, também teve surfe com classificação de dois brasileiros.
Resumão
No vôlei, a seleção brasileira estreou com vitória por parciais de 25-14, 25-13 e 25-12, em partida válida pelo Grupo B. A vitória fácil fez oposição ao espetáculo de skate street masculino, disputado até a última manobra. Kevin Hoefler avançou à decisão, fez uma boa volta e excelentes manobras, mas ficou na sexta posição. O pódio foi formado pelos norte-americanos Nyjah Huston e Jagger Eaton, respectivamente bronze e prata, e pelo japonês Horigome Yuto, que ultrapassou a dupla na última manobra e ficou com o ouro.
Simultaneamente, no tatame, Rafaela Silva perdeu a disputa pelo bronze diante de mais uma japonesa – nação que tem sido algoz do Brasil até aqui nos Jogos –, Haruka Funakubo. Daniel Cargnin foi eliminadologo na estreia. No boxe, Bia Ferreira avançou às quartas de final de sua categoria, enquanto Abner Teixeira foi derrotado por Chala Congo, do Equador.
Longe de Paris, no Taiti, mais dois embates entre brasileiros e japoneses. Filipe Toledo foi eliminado por Reo Inaba nas oitavas. Gabriel Medina, por outro lado, superou Kanoa Igarashi e avançou. Outro brasileiro classificado foi João Chianca, que pegará justamente Medina nas quartas.
No saibro, Bia Haddad foi eliminada do torneio de simples, mas respondeu nas duplas, ao lado de Luiza Stefani. Entre os homens, Thiago Monteiro e Thiago Wild bateram Bublik e Nedovyesov por 2 a 0 (6-4 e 6-4) garantiram a classificação. No tênis de mesa, Vitor Ishiy passou para a próxima fase do torneio de simples, mas Bruna Takahashi acabou eliminada. Em outro esporte de raquetes, o badminton, Juliana Viana conquistou a primeira vitória de uma brasileira na modalidade nos Jogos.
No rúgbi, as mulheres da seleção perderam por 39 a 12 para o Japão e venceram Fiji por 28 a 22. Agora, voltarão a encontrar as japonesas na disputa pelo nono lugar. Já na esgrima, Guilherme Toldo perdeu na estreia para Ziwei Mo, da China, e acabou eliminado. Por fim, Ulan Galinski chegou na 21ª primeira posição na prova do cross-country do ciclismo mountain bike e fechou o dia.