O Brasil está entre os dez maiores poluidores de plástico do mundo. Nós lançamos, por ano, 1,3 milhão de toneladas do material no oceano, o que nos coloca no oitavo lugar nesse ranking. O relatório foi lançado nesta quinta-feira pela Oceana, ONG internacional que defende a preservação dos mares.
São sacolas, talheres, garrafas e outros itens feitos de plástico, que chegam ao mar, tanto pela sujeira no local quanto pela que cai nos rios e aí vão para a costa, diz o analista da Oceana e organizador do estudo, Iran Magno.
Iran alerta que os microplásticos são encontrados em nove de cada dez espécies de peixes mais consumidos no mundo. Ou seja, essa contaminação volta e se instala no organismo humano, quando consumimos os pescados.
Segundo o estudo, 85% das espécies marinhas que ingeriram plástico estão em risco de extinção. E um em cada 10 animais que comeu plástico morreu.
E essa contaminação foi encontrada também em peixes de riachos da Amazônia, onde 98% tinham o material no intestino e nas brânquias.