Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Brasil enfrenta Uruguai pelas quartas da Copa América 

Sem Vinicius Junior, seleção encara melhor campanha da 1ª fase 

Seleção foi mal na 1ª fase e terminou apenas com 2ª colocação do Grupo D (Rafael Ribeiro/CBF )

Após uma fase de grupos ruim, o Brasil joga a vida na Copa América neste sábado, às 22h (de Brasília), contra o Uruguai, pelas quartas de final da competição, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. 

Sem Vinicius Junior, suspenso, Dorival Júnior terá de buscar opções para furar a forte defesa da Celeste, que sofreu somente um gol até aqui. O time de Marcelo Bielsa, inclusive, ostenta a melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento no Grupo C, o melhor ataque e o melhor saldo de gols. 

Do outro lado, a Amarelinha tenta superar a desconfiança geral da nação. Em três partidas, foram dois empates – com Costa Rica e Colômbia – e uma vitória por 4 a 1 sobre o Paraguai. Os resultados renderam apenas a vice-liderança do Grupo D. 

A rivalidade entre brasileiros e uruguaios é uma das mais antigas do futebol fora do continente europeu e vem desde de, justamente, uma Copa América: a de 1916. Mais de um século depois, as seleções somam um total de 79 encontros, com 38 vitórias do time verde e amarelo, 20 empates e 21 triunfos dos azuis. 

Porém, no último embate, em 2023, o Uruguai venceu o Brasil por 2 a 0, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi a primeira vez que os vizinhos levaram a melhor desde 2001, o que quebrou um tabu de 13 jogos. 

No recorte da Copa América, há um equilíbrio: são nove vitórias para cada lado e oito empates. Os países já fizeram duas finais, em 1983 e 1995, com um título para cada lado, embora nunca tenham se enfrentado na atual fase, as quartas de final. A última vez que as seleções se encontraram na competição foi em 2007, na semifinal, com classificação brasileira que se transformou em título sobre a Argentina. 

Principal jogador do Brasil, Vinicius Junior será o único desfalque na partida, por ter levado o segundo cartão amarelo no torneio diante dos colombianos, e deve ser substituído por Gabriel Martinelli, do Arsenal, com Endrick correndo por fora na disputa – o que poderia mudar o posicionamento de Rodrygo. O Uruguai, por sua vez, tem o atacante Maximiliano Araújo como dúvida. 

Dorival deve ir a campo com a seguinte escalação: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Martinelli (Endrick), Rodrygo e Raphinha. 

 

 

Postagens relacionadas

David Luiz renova contrato com o Arsenal para a próxima temporada europeia

Redação 1

‘Estou adaptado’, afirma Tomás Andrade sobre chegada ao Botafogo

William Teodoro

Aulas voltam após 18 meses

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com