Com a classificação encaminhada para as quartas de final da Copa América, o Brasil enfrenta a Colômbia nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, pela terceira e última rodada do Grupo D.
Com quatro pontos, a seleção ocupa a segunda colocação da chave, dois atrás dos colombianos, e busca a liderança, que será assegurada em caso de triunfo. No entanto, um empate já garante a Amarelinha no mata-mata. Uma derrota, todavia, deixa a situação nas mãos da Costa Rica, terceira, com um ponto.
Diante dos centro-americanos, o Brasil empatou sem gols na estreia, antes de golear o Paraguai, na última sexta-feira, por 4 a 1. A diferença de seis no saldo de gols, porém, faz com que a missão costarriquenha beire o impossível, mesmo no pior dos cenários para o time de Dorival, já que as duas equipes podem, no máximo, empatar na pontuação.
Por isso, o foco verde e amarelo é levar força máxima vencer novamente, manter a invencibilidade na competição e assumir o primeiro lugar. Desta vez, o adversário é um dos mais fortes da Copa América, comandado pelo são-paulino James Rodríguez.
Com 100% de aproveitamento até aqui, a Colômbia conquistou vitórias sobre Paraguai, por 2 a 1, e Costa Rica, por 3 a 0. Na história, a equipe de James venceu o Brasil somente quatro vezes, com 11 empates e 21 derrotas. O último encontro, entretanto, acabou em 2 a 1 para os colombianos, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro do ano passado.
Para o embate, Dorival deve levar a campo força máxima, embora com algumas mudanças em relação à vitória sobre os paraguaios, já que Vinicius Junior, Éder Militão, Lucas Paquetá e Wendell estão pendurados.
Um provável time titular tem: Alisson; Danilo, Bremer (Militão), Marquinhos, Arana (Wendell); João Gomes, Bruno Guimarães e Andreas Pereira (Paquetá); Raphinha (Savinho), Vinícius Júnior (Martinelli) e Rodrygo.