Por Hugo Luque
O Botafogo tenta, mais uma vez, conquistar sua primeira vitória no Campeonato Paulista neste sábado, às 16h, diante da Portuguesa, na Arena Pacaembu, pela sexta rodada da competição. Com apenas um gol marcado no estadual, o time amarga a 15ª colocação geral e está na zona de rebaixamento.
A boa notícia é que o adversário desta tarde é, justamente, a única equipe com campanha inferior à do Pantera. Enquanto o Tricolor tem três pontos e ocupa a última colocação do Grupo A, a Lusa tem dois e está na lanterna do Grupo B.
Mas isso não significa que será um jogo fácil. No gramado artificial do Pacaembu, o Botafogo terá de superar o fator psicológico da pressão vinda das arquibancadas e de ter um ataque, até o momento, pouco eficiente.
“Falta tranquilidade. A gente está correndo, se dedicando, mas, infelizmente, as coisas não estão acontecendo. Tem muito jogo ainda. Precisamos encontrar o caminho das vitórias. A situação não é fácil, a verdade é essa. É pedir desculpas para o torcedor. Assim como eles, nós queremos essa vitória, e por um descuido, estamos pecando e tomando os gols. É levantar a cabeça. Não tem terra arrasada”, disse o atacante Pablo Thomaz.
Na última rodada, a equipe comandada por Márcio Zanardi finalmente desencantou e balançou a rede diante do Água Santa, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Embora tenha sido superior em campo, o time ribeirão-pretano cedeu o empate ao Netuno.
O duelo deste sábado marca a metade da primeira fase do Paulistão. Avançar para o mata-mata está cada vez mais improvável – são nove pontos de desvantagem para a zona de classificação –, mas ainda dá para reagir e fugir da Série A2.
Até aqui, são três empates e duas derrotas para o Bota. A Portuguesa, por sua vez, empatou dois e perdeu três dos cinco jogos disputados até aqui. Na última rodada, a equipe paulistana foi batida pelo São Paulo, de virada, por 2 a 1.
Botafogo e Lusa carregam história. Ao todo, foram 91 encontros oficiais, com 39 vitórias da Portuguesa, 18 empates e 34 triunfos do Pantera. Nos últimos três encontros, três vitórias do Tricolor.
Com exceção do meia Gustavo Bochecha, que passou por cirurgia no joelho, Zanardi tem todo o elenco à disposição. Um provável time titular tem: João Carlos; Jeferson, Alisson Cassiano, Allyson e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Alejo Dramisino e Leandro Maciel; Douglas Baggio, Jonathan Cafu e Pablo Thomaz.