Por Hugo Luque
O Botafogo entra em campo neste sábado, às 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Cada vez mais distante da zona de rebaixamento, o Pantera agora vira suas atenções para tentar uma milagrosa classificação para o mata-mata.
Para isso, a equipe precisa ficar em uma das duas primeiras colocações do Grupo A. O Corinthians, com 25 pontos, é inalcançável, então sobra o Mirassol, que estacionou nos 16. O Leão foi batido justamente pela Ponte Preta na última rodada e, com a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 1 a 0, o Tricolor foi a dez pontos e reduziu sua distância para o vice-líder.
Ainda é difícil, afinal restam apenas três partidas, mas não é impossível. Um dos trunfos do conjunto ribeirão-pretano é a grande fase vivia pelo argentino Leandro Maciel. Autor do gol da vitória no meio da semana, o camisa 10 se mostra à vontade no Bota.
“Estou muito feliz aqui, me sinto em casa. Voltei muito bem. Preparei muito bem para voltar no meu melhor nível e agora fui pegando confiança outra vez, a torcida dando confiança”, disse Maciel, que também celebrou a sequência de dois triunfos consecutivos e três partidas sem derrota.
“Estamos jogando cada partida melhor. O empate com Santos e a primeira vitória em casa nos deram mais confiança. O Botafogo não merecia estar no lugar onde estava. É esse o caminho para seguir”, acrescentou.
Do outro lado, porém, está um dos melhores times do estadual. Rebaixada para a Série C do Brasileirão no ano passado, a Ponte tenta se reconstruir a partir do Paulistão e, com 18 pontos, está a um do São Bernardo, líder do Grupo D. A Macaca vem de quatro vitórias consecutivas.
Dos 88 duelos oficiais na história, o Botafogo venceu 25, perdeu 35 e o empate prevaleceu em outros 28. No ano passado, o Tricolor levou a melhor em um embate e o Alvinegro triunfou nos outros dois.
O técnico Márcio Zanardi terá à disposição o volante Gabriel Bispo, que retorna após cumprir suspensão. Sem novas baixas além do lateral-direito Jeferson, que sofreu uma lesão muscular, um provável time titular tem: Victor Souza; Ericson, Edson e Alisson Cassiano; Jonathan Cafu, Gabriel Bispo (Sabit), Leandro Maciel e Gabriel Risso; Silvinho, Douglas Baggio e Alexandre Jesus.