Embalado no Paulistão, o Botafogo visita neste domingo o Ituano. A partida é válida pela 5ª rodada da competição e está marcada para as 18h, no estádio Novelli Júnior, em Itu.
Para a partida, o técnico Paulo Gomes tem alguns problemas, começando por ele, que está suspenso por ter sido expulso contra o Santo André. Alexandro Faganello, auxiliar, deve ficar no banco.
O atacante Leandro Pereira também está fora da partida. Ele saiu do último com muitas dores musculares e não vai ter condições de atuar. O clube ainda não falou sobre a lesão do atleta.
Além dele, Fábio Sanches, que também foi expulso, é outro que está fora da partida. Por isso, o Pantera deve ter mais uma escalação inédita na competição.
Para a vaga de Pereira, não deve ter muito mistério. Toró ou Emerson Negueba vão começar jogando. Se optar por Negueba, Alex Sandro será colocado como referência na área.
Caso escolha Toró, podemos esperar mais movimentação e troca de posição entre os dois jogadores, assim como já funcionou contra o Santo André.
Na defesa, é difícil imaginar que o sistema com três zagueiros seja deixado de lado. Ele tem funcionado e o Botafogo sofreu apenas dois gols na competição. a substituição mais óbvia é a entrada de Ericson no time.
Nas demais posições o time deve ser o mesmo. A tendência é que o Pantera comece com a seguinte escalação: João Carlos; Lucas Dias, Ericson e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa, Leandro Maciel e Jean Victor; Alex Sandro, Toró e Douglas Baggio.
Ituano
O adversário da vez do Pantera é o Ituano, que não vive grande fase na competição. Até aqui, em quatro jogos, são três derrotas e uma vitória. O triunfo foi diante do Corinthians. O time, inclusive, vem de duas derrotas seguidas para Guarani e Novorizontino. O time de Itu marcou apenas um gol e levou sete.
Histórico do confronto
O Ituano tem sido pedra no sapato do Botafogo nos últimos anos. Nos últimos cinco encontros, foram três vitórias do Ituano e dois empates.
A última vitória Tricolor foi pela Série C de 2021. Na ocasião o Pantera venceu por 2 a 1, gols de Neto Pessoa e Walter. Curiosidade deste dia é que os zagueiros Bernardo Schappo e Lucas Dias estavam no jogo, defendendo o Ituano.
Apesar da vantagem neste recorte recente, o Botafogo leva ligeira vantagem no contexto total dos jogos. São 33 confrontos, com 11 vitórias do Botafogo, 10 vitórias do Ituano e outros 12 empates.
Escalação Botafogo: João Carlos; Lucas Dias, Ericson e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa, Leandro Maciel e Jean Victor; Alex Sandro, Toró e Douglas Baggio. Técnico: Alexandre Faganello (Auxiliar).
Escalação Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Marcel e Kauan Richard; José Aldo, Yann Rolim, Eduardo Person; Thonny Anderson, Pablo Diogo e Salatiel. Técnico: Marcinho.
Data: 04/02
Horário: 18h
Local: Novelli Júnior
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e João Petrucio dos Santos
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral