Por Hugo Luque
O Botafogo encara o Novorizontino nesta sexta-feira, às 19h, no Estádio Jorjão, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Invicto nos últimos quatro jogos, o Pantera busca derrotar mais um adversário da parte de cima da tabela para consolidar a boa fase.
Na última partida, os comandados de Paulo Gomes jogaram bem e venceram o Goiás por 1 a 0, no Estádio Santa Cruz, com gol do volante Sabit Abdulai. Primeiro ganês na história a marcar no nacional, o reforço da última janela de transferências detalhou, em espanhol fluente, o sentimento de iniciar sua trajetória no Brasil tão bem.
“Eu estou muito orgulhoso de ter feito isso, de representar e marcar a bandeira do meu país aqui no Brasil. (…) Quando veio a bola, primeiro quis controlá-la, mas o time rival estava vindo. Tentei chutar como pude e foi gol. Fiquei muito feliz com isso, porque foi um bom chute. Estou muito contente e orgulhoso”, disse.
Além do triunfo sobre o Esmeraldino, o Tricolor também vem de empates com Paysandu e Chapecoense, e bateu o Mirassol, naquele momento líder do campeonato. Desta vez, o time ribeirão-pretano terá pela frente o atual ponta da tabela.
Com 44 pontos, o Novorizontino tem um de vantagem para o Santos, segundo colocado, e quer manter a posição e a invencibilidade de duas partidas. Porém, o Bota se mostrou um adversário complicado para os clubes que estão no G-4, já que bateu não apenas o Mirassol, mas também a equipe santista, e somou um ponto diante do Vila Nova, no primeiro turno.
O último revés botafoguense foi para o América-MG, por 3 a 1, em 9 de agosto. A boa fase transformou o time desde então, e o Pantera já se afastou da zona de rebaixamento. São 30 pontos somados, na 13ª colocação, mesmo com um jogo a menos.
No encontro da primeira metade de Brasileiro, em Ribeirão, o Tigre levou a melhor por 1 a 0 e equilibrou o histórico do embate. Em 12 encontros, o Botafogo venceu seis, empatou dois e perdeu quatro.
Escalação
Para o jogo desta noite, Paulo Gomes terá desfalques. O principal deles é o volante Matheus Barbosa, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, fará cirurgia e só volta em 2025. João Costa deve voltar ao time titular em seu lugar.
Além dele, o atacante Toró e o meia Luquinha devem permanecer no departamento médico. Já o centroavante Alex Sandro, que está há algum tempo em fase de transição, é dúvida.
A principal questão está na formação tática. Com a recuperação de Wallison e a contratação de Pedro Costa, Emerson Negueba ou Fábio Sanches podem ser sacados caso Paulo Gomes decida por desmanchar o esquema de três defensores e reestabelecer uma linha de quatro atletas na retaguarda – dois zagueiros e dois laterais –, como fez segunda-feira, após o intervalo.
Caso repita o desenho inicial da última rodada, uma provável escalação tem: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Negueba (Pedro Costa ou Wallison), João Costa, Sabit e Patrick Brey (Jean Victor); Douglas Baggio, Alexandre Jesus e Victor Andrade.