Por Hugo Luque
O Botafogo volta a campo com seu time alternativo neste domingo, às 10h30, no Lanchão, contra a Francana, pela quinta rodada da Copa Paulista. O Pantera venceu sua primeira na competição na última rodada e tenta embalar em busca da liderança.
Na terça-feira, a equipe de Alexandre Faganello goleou o Comercial no clássico Come-Fogo, por 4 a 1, e desencantou no Grupo 2. Agora, o Tricolor soma quatro pontos – uma vitória, um empate e uma derrota – e pode começar a confirmar o favoritismo em sua chave depois de uma largada abaixo do esperado.
Para isso, os ribeirão-pretanos terão de superar a forte Veterana, que vive um 2024 excelente, com acesso à Série A3 do Campeonato Paulista no primeiro semestre e tem cinco pontos na Copa Paulista.
O último confronto, inclusive, foi justamente contra o Comercial. O clube de Franca foi ao Palma Travassos e empatou sem gols com o Bafo, em 30 de junho. Depois, folgou na quarta rodada e volta a campo neste domingo.
A rivalidade regional de botafoguenses e francanos é antiga. Em partidas por competições oficiais, foram 29 encontros até aqui, com 15 triunfos tricolores, seis empates e oito vitórias alviverdes.
A última delas foi há quase 15 anos, em agosto de 2009, pela Copa Paulista: 1 a 0 para a Veterana. Desde então, foram cinco duelos, todos pelo torneio estadual, e cinco vitórias do Pantera. O encontro mais recente foi em 2012: 3 a 0, no Lanchão.
Para este jogo, Faganello não deve contar com Fillipe Soutto e Negueba, que voltaram ao time principal, mas terá seus jovens da base, destaques do clássico. Assim, uma provável escalação tem: Victor Souza; Ericson, João Maranini e Andrey; Thassio, Erik, Tortello e Rafael; Willian Gabriel, Arthur e Pedro Severino.