O Botafogo venceu o Novorizontino no último domingo (13) com o placar de 2 a 1 e chega para a última rodada vivo na briga por uma vaga na próxima fase do Paulistão. De virada, o Tricolor triunfou no Santa Cruz e pode carimbar colocação no mata-mata estadual depois de quatro temporadas.
Porém, para passar de fase, o Tricolor vai precisar fazer seu dever e torcer por tropeços de Ituano e Mirassol. Se vencer o São Paulo, o Botafogo se classifica em caso de derrota ou empate do Ituano. Neste cenário, o resultado do jogo do Mirassol é indiferente para o Pantera.
Caso o Botafogo empate no Morumbi, o Ituano precisa perder para a Ponte Preta e o Mirassol não pode vencer a Ferroviária. Em caso de derrota, o Tricolor está eliminado. Outro cenário que pode desclassificar o Pantera é vencer o São Paulo e o Ituano vencer a Ponte Preta. O Botafogo também dá adeus à competição caso seja derrotado ou empate, o Ituano não vença e o Mirassol derrote a Ferroviária.
O duelo entre São Paulo e Botafogo acontece no sábado (19), às 16h, no estádio do Morumbi. A partida é válida pela última rodada da primeira fase do Paulistão.
O Jogo
A primeira etapa do duelo no estádio Santa Cruz foi bastante movimentando e com alternâncias no comando das ações. O Novorizontino começou melhor e assustou aos 6 minutos. Douglas Baggio bateu de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro Deivity.
Mesmo jogando em casa e precisando vencer para seguir firme na briga por classificação, o Botafogo não conseguiu impor seu ritmo e chegou com perigo somente aos 22 minutos. Bruno Michel marcou após bate-rebate na área, mas o gol foi invalidado por impedimento.
Com mais posse de bola e mais perigoso, o Novorizontino abriu o placar. Aos 21 minutos, após boa trama ofensiva, Rômulo rolou de calcanhar para Danielzinho, que fuzilou e abriu o placar no Santão.
Perdendo, o Botafogo se lançou ao ataque e chegou ao empate aos 37 minutos. Fillipe Soutto fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro, na medida para Bruno Michel completar para o fundo da rede.
Aos 42 minutos, após análise no VAR, a árbitra Edna Alves anotou pênalti para o Pantera. Bruno Michel bateu e mandou no travessão, desperdiçando uma grande chance de virar o placar.
Na volta do intervalo, o técnico Leandro Zago mexeu no Botafogo. Matheus Carvalho entrou na vaga de Dudu, que teve atuação apagada.
Aos 9 minutos, Bruno Michel fez grande jogada, evitou saída da bola pela lateral do campo, foi para cima do marcador e bateu forte. Giovanni fez excelente defesa.
Aos 16 minutos, a árbitra assinalou mais um pênalti para o Pantera após análise do VAR. Desta vez, Matheus Carvalho bateu e perdeu. Giovanni defendeu. Entretanto, o VAR foi acionado mais uma vez para checar uma possível invasão. Edna olhou novamente o árbitro de vídeo e mandou voltar a cobrança. Na segunda batida, Matheus Carvalho bateu firme e virou o jogo no Santa Cruz.
O Botafogo chegou novamente aos 31 minutos. Bruno Michel soltou um foguete de fora da área e acertou a trave do goleiro Giovanni.
Tentando dar mais vida ao setor ofensivo, Zago sacou Hélio Paraíba e colocou Tiago Reis no jogo. As mudanças não modificaram tanto o jogo e o placar também não se alterou mais. Vitória do Botafogo no Santão.