O Botafogo empatou com o Guarani pelo placar de 0 a 0 neste sábado (20), no estádio Santa Cruz, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Pantera chega ao quarto jogo consecutivo sem vitória na competição. O empate mantém o Botafogo na 5ª colocação, com 17 pontos.
O jogo era cercado de expectativa. O tricolor precisava da vitória e o técnico Roberto Cavalo apostou em quatro novidades no time titular. Nada disso surtiu efeito. Apresentando o mesmo futebol burocrático, o Botafogo não criou chances claras e encontrou bastante dificuldade para levar perigo.
Para os Botafoguenses ficou a bronca com a arbitragem, por conta de uma penalidade clara não marcada em cima de Felipe Saraiva, ainda na primeira etapa. Agora o Pantera volta a campo no próxima terça-feira, fora de casa, diante do Atlético Goianiense.
O jogo
O primeiro tempo foi fraco e de raras oportunidades de gol. O Botafogo tentou controlar o jogo, trocar passes e criar chances a partir da criatividade de seus dois meios-campistas Nadson e Murilo, mas não obteve sucesso. Com grande dificuldade para encontrar espaços, o Pantera esbarrou na marcação.
O Guarani, por sua vez, foi ainda menos efetivo. “Tentou” puxar contra-ataques, mas sem nenhum sucesso. A cada roubada de bola, o Bugre perdia na sequência e devolvia a posse para os donos da casa. Desta forma, nenhuma chance real de gol foi criada durante o primeiro tempo.
O momento mais emocionante da primeira etapa foi o pênalti claro não marcado pelo árbitro em cima de Felipe Saraiva. Aos 8 minutos, o atacante botafoguense partiu para cima da marcação de Ferreira, que tomou o drible e na tentativa de pegar a bola, acertou apenas Felipe Saraiva. Penalidade claríssima não anotada pela arbitragem.
O Guarani voltou aceso. Logo aos 4 minutos, Bady, que havia entrado no intervalo, bateu escanteio pela direita, Ferreira subiu mais que a defesa e testou firme para o gol. Darley se esticou todo e fez uma belíssima defesa, salvando o Pantera.
O Botafogo respondeu aos 6 minutos. Nadson dominou a bola na intermediária, puxou para o meio e arriscou de longe, mas o goleiro Jefferson defendeu com muita facilidade. Aos 17 o Pantera chegou de novo. Após escanteio cobrado pela direita, Murilo testou no segundo pau e a bola rente ao travessão.
Tentando tudo, Roberto Cavalo foi para o tudo ou nada e trocou todo o setor ofensivo. Nadson deu vaga para Erick Luis. Felipe Saraiva para Ronald, que fez sua estreia com a camisa botafoguense, e Henan no lugar de Rafael Costa.
O Botafogo se jogou ao campo de ataque, mas continuou sem chegar, de fato, com perigo. Aos 31 minutos, Naylhor ganhou no alto e testou com muita força para o gol, mas a bola saiu por cima da meta defendida por Jefferson.
Aos 36 minutos, Henan ganha briga com a defesa bugrina e ajeita para Murilo. Na hora do arremate, Deivid chegou por trás e deu um leve toque na bola, atrapalhando o meia. Os botafoguenses reclamaram de penalidade na jogada.
O Botafogo até ensaiou uma pressão nos minutos finais, mas sem conseguir penetrar o sistema defensivo do Guarani. O Bugre ainda teve uma boa chance num contra-ataque, porém a defesa botafoguense conseguiu se safar. O Botafogo volta a campo na terça-feira, diante do Atlético Goianiense.
Fotos: JF Pimenta/Jornal Tribuna