Tribuna Ribeirão
Esportes

Botafogo tenta quebrar retrospecto negativo em estreias no Paulistão

JOÃO VICTOR MENEZES/AGÊNCIA BOTAFOGO

O Botafogo se prepa­ra para mais uma edição de Paulistão, sua 14ª seguida. Mas, desde que retornou à elite do futebol paulista em 2009 não tem tido sorte em suas estreias na competição.

De lá para cá foram 13 partidas, com sete derrotas, três empates e três vitórias. O último triunfo foi diante do Rio Claro, em 2015, por 1 a 0, gol do meio-campista Rodrigo Andrade. O Rio Cla­ro, aliás, é a principal vítima do Pantera em estreias neste período. Em 2010, o Tricolor também venceu, desta vez por 3 a 1, fora de casa. O Bo­tafogo ganhou do Oeste, em 2013, por 2 a 0.

Além de ir mal em es­treias, o Pantera vive fase ruim dentro do estadual. A última vez que conseguiu se classificar para o mata-mata foi em 2018. Desde então, o time ribeirão-pretano vem brigando severamente contra o rebaixamento. Nas últimas três edições, o Botafogo pas­sou grandes dificuldades. Em 2020 foi salvo na última ro­dada, por conta de resultados dos adversários, já que o Tri­color perdeu o seu jogo.

Controlado pela Botafogo S/A desde o meio de 2018, o Botafogo não conseguiu fazer um bom estadual na gestão da empresa. Com reformu­lações constantes no plantel, pré-temporada mal planeja­da e contratações tardias, a vida do torcedor no primeiro semestre não tem sido fácil.

Para 2022 o clube mudou de estratégia. Mais manuten­ções, menos contratações e aposta num técnico jovem e promissor. Curiosamente, a última vez que o Tricolor avançou as quartas do Paulis­tão foi apostando num trei­nador mais novo, Léo Condé. Naquele ano o Botafogo pa­rou nos pênaltis para o San­tos de Bruno Henrique, Ga­bigol e Rodrygo, atualmente no Real Madrid e convocado para a seleção brasileira.

Um dos poucos contrata­dos para a disputa do Paulis­tão, o volante Tárik falou sobre o retrospecto ruim do Botafo­go em estreias no Paulistão. Ele afirmou que o grupo precisa mentalizar a vitória.

“O grupo tem feito o que o treinador tem pedido, a gente tem se adaptado, eu vejo como muito boa nos­sa preparação. Faz sete anos que o Botafogo não vence na estreia, isso tem de mudar. É uma partida em casa, contra um adversário forte, mas o pensamento tem de ser de vi­tória”, afirmou Tárik.

Para a disputa do Cam­peonato Paulista o Botafogo fez 13 contratações. Os go­leiros Rafael Pascoal e Dei­vity; os laterais Jean Victor e Luís Morales; os zagueiros Joaquim Henrique, Joseph e Kevin Saucedo; os volantes Tárik e Guilherme Mantuan; os meias Fillipe Soutto e João Lucas, além dos atacantes Kadu Barone e Caio.

O Botafogo estreia no Paulistão no dia 25 de janei­ro, às 19h, contra o Santo An­dré, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Scarpa justifica escolha: ‘Desejo antigo’

Redação 1

Fogão quer a vitória contra o Tupi-MG

Redação 1

Wilson e Emerson, irmãos coragem

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com