Botafogo, que neste sábado enfrenta o Ypiranga-RS, no Estádio Santa Cruz, a partir das 17h30 pelo Campeonato Brasileiro da Série C, tem a pior campanha da competição nas últimas cinco rodadas. Com quatro derrotas e um empate, o Pantera precisa vencer e torcer para o Macaé-RJ derrotar o Tombense, em Macaé, no norte fluminense. Outro Botafogo, o da Paraíba, que faz parte do Grupo A, que está na zona de rebaixamento soma uma vitória, três derrotas e um empate.
Dentro do Grupo B, do qual faz parte, o Botafogo está abaixo do Mogi Mirim, já rebaixado, com quatro derrotas, mas com uma vitória. Já o Bragantino, na zona de rebaixamento conquistou três empates, uma vitória e sofreu uma derrota. O Tombense, adversário direto do Pantera na busca de uma vaga para o mata-mata, tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. “Temos que fazer a lição de casa e torcer por uma derrota de nosso principal concorrente”, diz o presidente Gérson Engracia.
Com oito gols de saldo, o Volta Redonda-RJ, além de jogar por um simples empate contra o líder São Bento, em Sorocaba, pode se classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C mesmo sendo derrotado. Se o Botafogo vencer o Ypiranga em casa, irá aos 25 pontos, mas precisará golear o time gaúcho e torcer por uma derrota do Tombense-MG, em Macaé-RJ.
No encerramento da 17ª e penúltima rodada do Grupo B, O Volta Redonda-RJ empatou em casa contra o vice-líder Tupi-MG, em 2 a 2 e foi a 25 pontos, mesmo número que poderá ser alcançado pelo Botafogo, se vencer no sábado. A vantagem do time carioca, que na última rodada pega o líder São Bento em Sorocaba, está no saldo positivo de oito gols, e praticamente o classifica para a próxima fase, desde que perca por um placar reduzido.
O Pantera, com três gols de saldo, supera o Tombense, que tem três gols, soma 25 pontos em caso de vitória e vai aos 28. O máximo que o Botafogo pode alcançar são os 25 pontos, mesma pontuação do Vota Redonda-RJ. Para tirar a vaga do Voltaço, o time comandado por Vica teria que aplicar uma goleada de seis gols no Ypiranga e torcer por uma derrota do time fluminense, desde que este não faça nenhum gol em Sorocaba.