Por Hugo Luque
O Botafogo empatou em 1 a 1 com o Vila Nova neste sábado, no Estádio OBA, em Goiânia (GO), pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro jogo do Pantera desde a saída de Paulo Gomes, demitido na quarta-feira.
O substituto do português, Márcio Zanardi, anunciado na sexta-feira, apenas acompanhou a partida das tribunas. Quem esteve à beira do gramado foi o auxiliar Ivan Izzo e, embora Gomes tenha deixado o clube, a escalação mostrou que traços do ex-botafoguense ficaram no time.
O principal deles foi a formação tática, novamente com três zagueiros (Raphael Rodrigues, Ericson e Bernardo Schappo). Também foram vistos outros problemas crônicos da equipe, como o repertório limitado de jogadas ofensivas, quase todo baseado em contra-ataques.
Embora tenha feito um primeiro tempo ruim, o Tricolor conseguiu buscar o resultado com um gol inusitado de Victor Andrade e agora está na 16ª posição, com 32 pontos, três a mais que o Brusque, 17º colocado e primeiro dentro da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Bota, que marcará a estreia de Zanardi, é contra a Ponte Preta, fora de casa, no próximo sábado, às 17h. O time de Ribeirão tem um jogo a menos em relação aos rivais.
O jogo
Como grande parte dos jogos do Botafogo nesta Série B e na temporada como um todo, o primeiro tempo foi pouco inspirado e apresentou escassas chances de gol para os dois times. Alexandre Jesus, que vive seca de gols, e Douglas Baggio até criaram algumas oportunidades, mas nada de gol tricolor.
Do outro lado, o também pouco inspirado – e nervoso – Vila Nova se deu bem aos 45 minutos. Alesson abriu aproveitou um rebote de João Carlos dentro da área e abriu a contagem.
Na etapa complementar, o Vila quase ampliou, mas desta vez o goleiro botafoguense conseguiu parar Alesson. Na segunda chance, minutos depois, Henrique Almeida foi lançado, aproveitou falha de João Carlos na saída da área e quase balançou a rede.
Alexandre Jesus também poderia ter feit para o Bota o, mas parou em Dênis Júnior. O goleiro, inclusive, se transformou em personagem central do duelo mais tarde. Depois que Ivan Izzo desfez o esquema com três defensores, a equipe visitante melhorou e, aos 26 minutos, a pressão surtiu efeito.
O arqueiro alvirrubro recebeu um recuo dentro da área, demorou para decidir o que faria com a bola e Victor Andrade, ligado no lance, deu um carrinho na lateral da área para encaminhar a bola para o fundo do gol. O ponta de 28 anos marcou seu primeiro tento pelo Pantera, com direito a dancinha na comemoração e “lei do ex”, já que defendeu o adversário entre 2022 e 2023.
A partida ficou ainda mais truncada após o gol, mas as chances não pararam de aparecer. Denilson obrigou João Carlos a salvar o Botafogo com uma grande defesa. Do outro lado, Victor Andrade tabelou com Bruno Marques e saiu na cara do gol, mas isolou a oportunidade de virada. Nos acréscimos, o Vila Nova quase marcou no fim, mas Denilson cabeceou rente à trave.