O Botafogo decidiu em reunião realizada pelo Conselho Administrativo da Botafogo S/A na última terça-feira (2) que vai contratar um profissional remunerado para presidir a empresa responsável pela gestão do futebol do Botafogo Futebol Clube e da Arena Eurobike.
Atualmente o cargo é ocupado pelo ex-presidente do clube, Gerson Engracia Garcia. Atual mandatário, Dmitri Abreu seria a sucessão natural para o cargo, entretanto, a movimentação nos bastidores tirou a possibilidade de Abreu presidir também a Botafogo S/A.
Conselheiros do clube queriam que Dmitri assumisse o posto, conforme prometeu durante sua campanha para a presidência. Na ocasião, Abreu afirmava que presidir a S/A era uma maneira de trazer a comunidade botafoguense para mais perto das coisas do clube.
O ofício emitido pelo clube afirma que será criado um Conselho Fiscal dentro da cúpula e o contratado vai assumir as responsabilidades por ele. As regras de instalação e funcionamento do setor serão auditadas pelo comitê de finanças e a contratação será feita por critério técnico.
No começo do mês de junho, em entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna, Dmitri Abreu havia dito que não abriria mão da presidência da S/A e afirmou que as coisas que envolvem a sociedade anônima precisavam ser fiscalizadas de maneira mais rígida.
“Como pode uma obra ser construída pelo preço inicial de X e custar 3 X e ainda não se analisou uma nota fiscal sequer? O que foi verbalizado em uma reunião do Conselho, sobre a construção da Arena, ainda não há nada demonstrado até agora. Estava orçada, inicialmente, em R$ 5 milhões e hoje está beirando os R$ 15 milhões”, disse.
Até que o novo profissional seja contratado, Gerson Engracia Garcia seguirá presidindo a empresa. Um prazo para a chegada do novo gestor não foi divulgado. A Botafogo S/A afirmou apenas que já está prospectando o mercado.