Contratar muitos jogadores tem sido uma característica da Botafogo S/A nas últimas temporadas. Entretanto, a empresa que administra o futebol do Pantera tem tirado o pé quando o assunto é reforços.
O alto volume de atletas que chegaram ao clube nos primeiros anos de parceria não tem se repetido recentemente. Para a temporada de 2021, o Botafogo contratou apenas 19 jogadores. O clube disputou Paulistão, Série C e Copa Paulista.
O número é superior apenas ao primeiro ano de parceria, em 2018. Naquele ano, a S/A contratou apenas jogadores para a disputa da Série C. Foram 16 novos atletas que chegaram ao clube. O Botafogo terminou com o acesso para a Série B naquele ano.
Bastante inferior aos anos em que o clube participou da segunda divisão nacional, quando contratou 37 jogadores em 2019 e 32 em 2020.
A diminuição no investimento em atletas pode ser explicada pela pandemia de coronavírus que atinge o mundo, mais especificamente no Brasil desde março de 2020.
Buscando menos jogadores no mercado, o Botafogo passou a manter mais jogadores nas transições entre uma competição e outra. O clube que ficou marcado por fazer grandes reformulações em seus elencos, agora começa a apostar na continuidade.
De 2021 para 2022, o Tricolor manteve 15 atletas. Número que surpreendente em relação a anos anteriores, quando o Botafogo chegou a continuar com apenas quatro atletas na transição de uma temporada para outra.
Apesar de ter buscando somente nove jogadores até o momento, o Botafogo ainda está no mercado buscando mais nomes para encorpar o grupo. Segundo Leandro Zago, técnico do Pantera para 2022, ao menos mais cinco jogadores devem chegar.
Na temporada, o Botafogo terá desafios importantes. Além do Paulistão e Série C, o Tricolor volta a disputar a Copa do Brasil depois de 20 anos. A estreia no campeonato estadual é no dia 26 de janeiro, diante do Santo André, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.