Por Hugo Luque
Após 20 dias e dois jogos como visitante em lados opostos do Brasil, o Botafogo retorna ao Estádio Santa Cruz nesta terça-feira, às 21h30, contra o Ceará, pela 36ª e antepenúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto é fundamental para as brigas dos dois times na tabela.
O Pantera é o 14º colocado na tabela, com 42 pontos, e confirmará sua permanência na divisão para a edição do ano que vem em caso de vitória. Um tropeço, no entanto, pode transformar as duas rodadas finais em um verdadeiro drama.
A situação, que era complicada, foi amenizada com os excelentes resultados dos últimos jogos. Depois de perder para o Ituano, em 23 de outubro, na última vez que mandou um jogo, o time de Ribeirão Preto derrotou o Amazonas em Manaus (AM) e o Brusque em Santa Catarina – duas vitórias por 1 a 0.
Do outro lado, o Ceará luta pelo acesso e pode se aproximar do sonho com um triunfo. O Vozão ocupa a quinta posição com 57 pontos, três a menos do que o Sport, quarto e último dentro do G-4.
O Rubro-Negro, porém, já jogou na rodada e ficou no empate em 1 a 1 com a Chapecoense. Com Sport e Ceará empatados em número de vitórias (17 para cada), o clube alvingro assumirá a quarta vaga na zona de acesso se bater a equipe botafoguense.
Nas últimas cinco rodadas, os cearenses venceram quatro partidas e perderam uma, para o Santos. Do outro lado, os comandados de Márcio Zanardi trazem na bagagem dois triunfos, um empate e dois reveses.
Na história, foram apenas cinco encontros, e o retrospecto é ruim para o Tricolor. Um empate e quatro derrotas, entre elas o duelo do primeiro turno, na Arena Castelão, por 4 a 1.
Para evitar uma repetição do resultado de julho, quando o Bota ainda era treinado pelo português Paulo Gomes, Zanardi contará com retornos importantes. Douglas Baggio e Emerson Negueba cumpriram suspensão e devem entrar em campo.
Além da dupla, o meia argentino Leandro Maciel voltará a ser relacionado após oito meses. Ele sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito em jogo contra o Guarani, ainda no Campeonato Paulista. Pelo time ribeirão-pretano, Maciel tem 11 partidas, dois gols e duas assistências.
Também retornam o goleiro João Carlos e o lateral-esquerdo Jean Victor. A dupla estava em fase de transição e está liberada. Por outro lado, o lateral-direito Pedro Costa permanece no departamento médico, enquanto o zagueiro Raphael, suspenso pelo terceiro amarelo, não joga.
Uma provável escalação tem: Victor Souza; Ericson, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Negueba, Carlos Manuel (Gustavo Bochecha), Sabit e Patrick Brey; Douglas Baggio, Alexandre Jesus e Victor Andrade.