O péssimo começo de Campeonato Paulista do Botafogo está deixando o torcedor, mais uma vez, bastante preocupado. E não é para menos, o Pantera conseguiu repetir em 2021, nas primeiras quatro rodadas, rigorosamente, a mesma pontuação atingida nas duas últimas edições da competição, quando brigou até as rodadas finais contra o rebaixamento.
O único ponto somado, diante do São Paulo, na primeira rodada, foi conquistado com o único gol marcado pelo Tricolor no Paulistão. Esse desempenho é idêntico ao dos campeonatos de 2019 e 2020, quando o Botafogo conseguiu empates diante de São Bento e Ituano.
Em relação aos anos anteriores, o Pantera 2021 consegue ter o pior desempenho ofensivo, com apenas um gol anotado em quatro partidas. Apesar de ruim, os números não são tão inferiores em relação aos 2 gols de 2019 e os 3 de 2020.
Já o sistema defensivo, que só teve a permanência do goleiro Igor Bohn, é um dos pontos mais preocupantes. Ao lado do Santos, o Botafogo tem a pior defesa do Paulistão, com oito gols sofridos. Desempenho pior que o de 2019, quando sofreu apenas 5 gols e superior ao do ano passado, onde o Tricolor foi vazado em 13 oportunidades.
O setor, inclusive, teve grande rotatividade nestes primeiros jogos. Gallo conseguiu repetir a dupla de zaga apenas uma vez e diante da Ferroviária, quando levou cinco gols, testou uma formação com três defensores. Fabão, Matheus Santos, Yan Victor, Hélder e Victor Ramos já ganharam oportunidades.
Diante da Ponte Preta, mesmo com o revés, o desempenho do Botafogo foi melhor. Com as estreias de Richard, Renatinho e a melhor física de Michel e Denilson, o ataque ganhou mais alternativas e criou diversas situações de perigo.
“Incomoda devido a estar com um ponto, nosso time está em uma formação. Contra a Ponte criamos 21 chutes a gol, isso é um crescimento importante. O trabalho está sendo feito, confiamos nos jogadores, tivemos perda de três atletas em cima da hora por Covid, o Renatinho entrou agora. O grupo está sendo formado ainda, vamos trabalhar para sairmos desta situação”, disse o auxiliar técnico Valdir Benedito, que comandou o Pantera contra a Macaca, porque Gallo testou positivo para Covid-19.
O próximo compromisso do Botafogo é diante do Ituano, mas por conta da paralisação do futebol no Estado de São Paulo devido ao colapso do sistema de saúde por conta da alta de casos de Covid, o confronto ainda não tem data e local definido.