O Botafogo continua colhendo frutos do trabalho realizado em 2022 dentro e fora de campo. Desta vez, o Tricolor mostrou sua força nas mídias digitais. De acordo com levantamento feito pelo IBOPE Repucom, o Pantera foi o clube do país que mais cresceu em números percentuais nas redes sociais na última temporada. O aumento foi de 62,70%.
Em números absolutos, o Botafogo ficou em 22º lugar. O líder foi o Flamengo, seguido por Corinthians, Vasco e Palmeiras.
No total, o Tricolor saltou de 324.148 para 527.394. Ou seja, mais de 200 mil novos inscritos.
Os ganhos foram alavancados pelos conteúdos postados pelo Botafogo no TikTok. Em pouco tempo, os vídeos viralizaram e milhares de pessoas começaram a acompanhar. Atualmente, o Pantera tem quase 190 mil seguidores na página no aplicativo chinês.
O crescimento também reflete a popularidade do time nacionalmente. De acordo com pesquisa do O Globo/Ipec, realizada em julho, o Botafogo é o 24º clube de maior torcida do país, sendo o primeiro do interior de São Paulo.
“Este trabalho nas redes sociais é extremamente importante para o clube. Além de aproximar os torcedores, é uma forma de expor os patrocinadores e parceiros da agremiação. Por outro lado, também mostra o fortalecimento do Botafogo no cenário nacional, uma equipe que vem se reestruturando para disputar as principais competições do calendário do futebol brasileiro em 2023”, afirma Laura Louzada, gerente de marketing da Botafogo SA.
A executiva detalha as diferenças de cada plataforma, com conteúdos direcionados para aplicativos específicos. “As mídias contam com algoritmos diferentes, então buscamos nos adaptar a cada site. Por exemplo, o alcance no TikTok aumenta com vídeos mais curtos e edições voltadas para o entretenimento. Por outro lado, o Twitter e Facebook possuem caráter informativo, com divulgação de posicionamentos oficiais e resultados dos jogos”, completa Laura.