O Botafogo já sabe quando será sua reestreia no Campeonato Paulista. O governador João Doria (PSDB) aceitou o pedido feito pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e o Paulistão será retomado no dia 22 de julho. Os locais e horários das partidas ainda não foram divulgados.
Em coletiva ao lado do presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, Doria confirmou ter acatado a solicitação e reiterou que a previsão é de que a competição seja encerrada no dia 8 de agosto.
“No dia 22 de julho, vai acontecer a primeira rodada do Campeonato Paulista. O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas para chegar ao final. A previsão é de que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indica, começa o Campeonato Brasileiro”, disse o governador.
Problema para o Pantera
Apesar da boa notícia, o Pantera vai ter dor de cabeça com o retorno das partidas. Com Ribeirão Preto na fase vermelha do Plano São Paulo de retomada – que permite somente o funcionamento das atividades consideradas essenciais, o Tricolor não pode jogar – somente cidades na fase amarela vão receber jogos – e nem treinar com bola na cidade.
“Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença da torcida”, afirmou.
A tendência é que o clube procure outra localidade longe de Ribeirão para dar seguimento ao protocolo de retomada da FPF. As partidas devem ficar concentradas na capital do estado. Os estádios do Canindé e da Rua Javari podem ser utilizados.
As cidades em fase vermelha têm outro problema: o avanço de cor ocorre a cada duas semanas, e a última atualização foi no dia 3. Com isso, elas só poderão chegar à fase amarela no dia 31 de julho, passando antes pela laranja (no dia 17).
O Botafogo ainda não se pronunciou oficialmente e deve anunciar nos próximos dias qual será o seu planejamento para a retomada das atividades.