Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Botafogo recebe São Paulo pelo Campeonato Paulista 

Equipes voltam a duelar na casa do Pantera após dois anos 

Último jogo entre Botafogo e São Paulo foi em 2023 (Raul Ramos)   

Por Hugo Luque 

O Botafogo recebe o São Paulo nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Será a estreia do Pantera diante de sua torcida e a equipe de Márcio Zanardi conta justamente com este fator para dar uma resposta ao início ruim de temporada. 

Na partida inicial, o Tricolor de Ribeirão Preto foi derrotado pelo Guarani por 2 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), na quarta-feira. O revés deixou uma má impressão em relação ao elenco, reformulado no fim do ano passado após as campanhas ruins no estadual e na Série B do Campeonato Brasileiro – o time brigou para não cair nas duas competições. 

Com um grupo mais experiente, repleto de jogadores acima dos 30 anos, a expectativa era de menos erros. Porém, não foi o que aconteceu. Claro, foram os primeiros 90 minutos oficiais de 2025, mas os dois gols do Bugre saíram em falhas que envolveram o zagueiro Edson. No primeiro, o lateral-esquerdo Jean Victor cabeceou mal, para o meio da própria área, e a bola resvalou no capitão antes de entrar. Já no segundo, o reforço vindo do Goiás deu bobeira na saída de bola, foi desarmado e viu o rival estufar a rede. 

“Não era o que a gente queria. Tomamos um gol bobo, o jogo estava parelho. O Jean acabou se confundindo, ficou em dúvida e a bola pegou no Edson. Tivemos a chance de empatar, mas depois levamos o segundo com uma saída errada do Edson. Não foi só o Edson que errou. Foi todo mundo. Não foi só o Jean que errou. Foi todo mundo”, disse o atacante Silvinho, outro estreante. 

Apesar do resultado adverso, que incomodou a torcida, já abalada pelo drama de 2024, o técnico Zanardi enxergou pontos positivos. Diferente da temporada passada, quando o comandante pegou o “bonde” em movimento, a busca do Bota agora é por um jogo com mais domínio ofensivo e jogadas bem trabalhadas. 

A pontaria precisa melhorar – foram 11 finalizações, nenhuma na direção do gol –, mas a posse de bola e o número de passes trocados evidenciaram a mudança de filosofia diante do Bugre. Além disso, a quantidade de atletas mais rodados trouxe, na primeira rodada, um clima diferente ao vestiário. 

“De ponto positivo, primeiro é ver o vestiário, em que todo mundo está se cobrando. Ganhar, perder e empatar faz parte do jogo, mas a forma que você perde e tentar jogar o tempo todo… o Botafogo não se omitiu, marcou pressão alta o tempo todo. Tentou ter a bola. Essa atitude, essa mentalidade que estamos construindo funcionou bem e precisamos enaltecer essa situação. É ter pé no chão e calma, porque é uma competição dura e jogar fora de casa não é fácil”, afirmou o treinador. 

Logo de cara, o Pantera teve uma baixa importante. O goleiro Victor Souza deixou o campo com dores ainda no primeiro tempo contra o Guarani e pode ficar de fora do confronto com o São Paulo. Ele foi substituído por João Carlos, que deve assumir o posto na estreia como mandante do time em 2025. 

Uma provável escalação tem: João Carlos; Jeferson, Alysson, Edson e Jean Victor; Jean Mangabeira (Sabit), Gabriel Bispo e Leandro Maciel; Toró (Douglas Baggio), Silvinho e Pablo Thomaz (Alexandre Jesus). 

Histórico 

O duelo de tricolores chega à marca centenária de partidas oficiais nesta segunda-feira. Desde 1957, foram 99 encontros, com amplo domínio paulistano: 53 vitórias são-paulinas, 29 empates e 17 triunfos botafoguenses. 

Por terem feito parte do mesmo grupo no Campeonato Paulista de 2024, o último embate entre os dois adversários foi em 2023, também pelo estadual. Foi a última visita do São Paulo a Ribeirão, com direito a vitória por 3 a 1. Os gols do time da capital foram de Luan, Galoppo e Juan. Foi de virada, porque Robinho, aos três minutos, foi quem abriu o placar para a equipe do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. 

A última vitória do Bota foi em 2020, por 1 a 0, também pelo Paulistão, com gol do zagueiro Didi. 

São Paulo 

Diferente do Tricolor de Ribeirão, o clube do Morumbis ainda não fez sua estreia no Paulista. A equipe faz pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos. O torneio amistoso FC Series já estava marcado na agenda são-paulina antes do anúncio do calendário brasileiro, afetado pela pausa para o Super Mundial de Clubes, no meio do ano. 

Por isso, uma parte do plantel continua na América do Norte. No primeiro desafio, quarta-feira, os comandados de Luis Zubeldía empataram em 1 a 1 com o Cruzeiro. Foram duas escalações totalmente diferentes nas duas metades do jogo. O gol foi de Luciano, antes do intervalo. Já na etapa complementar, o lateral-esquerdo Enzo Díaz e o meia Oscar fizeram suas estreias. 

“Estou feliz por estrear, deu para fazer algumas jogadas, criar algumas jogadas. É só o começo, primeiro amistoso da temporada. Também conhecendo mais nossos próprios jogadores. Estou feliz pela minha estreia. Foi um ‘mix’ do que vínhamos treinando durante a semana”, disse o camisa 8. 

Essa mistura mencionada por Oscar vai impactar também o Paulistão. Como o Tricolor Paulista encerra sua passagem pelos Estados Unidos neste domingo, às 17h (de Brasília), contra o Flamengo, parte do plantel que não entrará em campo defenderá o São Paulo em Ribeirão. Dez atletas deixaram a delegação na América do Norte rumo ao Brasil antecipadamente. 

“Vamos deixar um grupo bastante amplo aqui, outro lá, selecionar alguns jovens da Copinha. O mais importante é poder competir em todas as frentes, em todas as copas. Passando o Paulistão, podemos entrar bem na fase final”, disse Zubeldía. 

Nem mesmo o técnico retornará para o duelo com o Botafogo, por conta de questões contratuais que envolvem o certame amistoso. Assim, o auxiliar Maxi Cuberas comandará o time da beira do gramado. Existe a possibilidade de o jovem atacante Ryan Francisco, destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, aparecer na escalação. 

Um provável 11 inicial tem: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Moreira; Bobadilla, Santi Longo e Rodriguinho; Henrique, William Gomes e Ryan Francisco. 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Advogado protocola defesa de Bigodini na Câmara

Redação

Governo se alia ao Serasa para ampliar alcance do Desenrola Brasil

William Teodoro

Wagner Lopes critica postura do Botafogo na estreia do Paulistão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com