Vindo de dois empates consecutivos, o Botafogo tenta voltar a vencer jogando diante do Ituano. O confronto acontece nesta terça-feira (6), às 21h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Para a partida o técnico Adilson Batista tem praticamente todo o elenco à disposição. Os únicos desfalques são o zagueiro Lucas Dias e o volante Fillipe Soutto. Ambos estão entregues ao departamento médico. O volante, inclusive, não atua mais nesta temporada. Já Lucas Dias vem sofrendo com problemas musculares desde que chegou ao Pantera.
Nas últimas partidas Adilson Batista optou por colocar em campo um time com mais peças ofensivas. Contra Atlético-GO e Tombense a estrutura foi a mesma. Para o encontro com o Ituano é possível que o treinador seja um pouco mais cauteloso.
Se quiser jogar no esquema mais ofensivo, com quatro homens de frente, a tendência é que os mesmos nomes sejam mantidos. Lucas Cardoso, Robinho, Osman e Salatiel.
Porém, não está descartada a possibilidade de o meio-campo ser reforçado. Gustavo Xuxa e Tomás Andrade são opções para jogar por dentro, melhorar a qualidade do passe e manter a ofensividade. Osman pode deixar o time nessa configuração.
Se quiser uma formação mais defensiva, Adilson pode voltar a apostar na linha com três volantes, voltando Carlos ao time titular.
Essa formação já foi utilizada algumas vezes ao longo da temporada, inclusive na vitória do Botafogo diante do Mirassol.
Apesar das dúvidas de esquema tático e no ataque, o grande problema do Botafogo tem sido o sistema defensivo. Sem conseguir ter segurança com Carlinhos, é possível que o treinador mude novamente o setor.
Marcio já está recuperado e ficou no banco nas últimas partidas. A decisão fez parte da tentativa de Adilson de recuperar o futebol de Carlinhos. Porém, o defensor segue sendo inconsistente e falhando com frequência. Diogo Silva e Marcio devem jogar.
Na lateral-direita quem vai para o jogo é Vidal. Ele está recuperado do quadro febril que fez com que Adilson entrasse com Thassio diante do Tombense. Melhor defensivamente, ele deve iniciar o confronto.
Outra novidade pode ser o retorno do lateral-esquerdo Jean Victor. A última vez que ele entrou em campo foi na vitória diante do ABC. Nos últimos quatro jogos ele sequer saiu do banco.
O lateral-esquerdo foi o escolhido para dar a última entrevista antes do jogo. Normalmente, os jogadores que falam nas coletivas costumam jogar.
O Botafogo deve iniciar a partida com a seguinte escalação: Victor Souza; Vidal, Diogo Silva, Marcio e Jean Victor (Patrick Brey); Tárik, Guilherme Madruga e Osman (Gustavo Xuxa ou Carlos); Lucas Cardoso, Salatiel e Robinho.
Ituano
O adversário da vez, o Ituano, vive fase irregular na Série B. Com 10 pontos somados, o Galo de Itu tem 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas em 10 partidas disputadas. Números que tornam o Ituano o pior visitante da competição.
O Ituano registra apenas uma vitória na temporada jogando fora de casa. Esse triunfo foi justamente contra o Botafogo, na vitória por 3 a 2 em partida válida pelo Paulistão.
Apesar do revés no último jogo, o retrospecto do Botafogo contra o Ituano é positivo. No total são 31 jogos, com 11 vitórias do Tricolor, 11 empates e 9 derrotas. A última vitória do Pantera foi na Série de 2021, com o placar de 2 a 1, gols de Walter e Neto Pessoa.