Por Hugo Luque
Depois de 22 dias, o Botafogo volta ao Estádio Santa Cruz nesta segunda-feira, às 20h, para enfrentar o Goiás pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda na luta para não cair, o Pantera reencontrará sua torcida com mudanças no elenco.
Desde o último compromisso como mandante, em 18 de agosto, no empate em 1 a 1 com o Paysandu, o Tricolor se reforçou no mercado de transferências. Ao todo, na janela que começou em julho e terminou na última segunda, dez nomes chegaram ao clube e outros três saíram.
Entre os reforços, os últimos foram o zagueiro Raphael Rodrigues e o atacante Felipinho, contratados no dia final. Escolhido para ocupar a vaga deixada pelo titular Lucas Dias, Raphael se colocou à disposição para ajudar o Bota a superar um incômodo adversário.
“Estou muito tranquilo, preparado e focado. Sei que é uma grande oportunidade. Assisti à partida do Botafogo contra o Goiás [no primeiro turno] e nossos companheiros estão engasgados com o resultado que tivemos lá. Vou com eles buscar o resultado em casa”, disse.
No primeiro turno, o Esmeraldino goleou o Pantera por 4 a 0, em Goiânia (GO), e instaurou uma crise na equipe de Paulo Gomes. O treinador português superou a experiência ruim e, junto do time, fez parte da recuperação no nacional. Aos 22 anos, o jovem Felipinho espera aprender com o comandante.
“Não é a primeira vez com um treinador estrangeiro, mas é a primeira vez com um europeu. Metodologia diferente, sabemos como o futebol europeu evoluiu muito nos anos que se passaram. O que eu puder aprender e sugar de experiência, eu quero para mim. Estou preparado e, se for da vontade dele, estou apto [para jogar].”
Finais pela frente
O Pantera tem um jogo a menos, já que as queimadas em Ribeirão Preto forçaram a partida contra o Guarani, inicialmente marcada para o fim de agosto, a ser remarcada. Com 27 pontos, a briga tricolor contra o rebaixamento pode ficar mais confortável em caso de mais pontos somados.
A última derrota do time paulista foi há um mês, em 9 de agosto, para o América-MG, fora de casa, por 3 a 1. Desde então, foram uma vitória e dois empates, um deles na rodada passada, contra a Chapecoense, na Arena Condá, por 1 a 1.
Após o confronto contra um rival direto do Z-4, Paulo Gomes destacou a importância de cada jogo e classificou todos os duelos, daqui em diante, como decisões para todos os clubes. Se, no caso do Pantera, a luta é contra a queda, o Goiás, que soma 33 pontos, busca retornar à Série A.
“Cada jogo é uma final, como foi este. (…) A partir de agora, será sempre assim, seja com as equipes que estão lutando para não cair ou pelas que lutam para subir de divisão. Ou seja, ninguém pode falhar e ninguém está descansado”, afirmou o técnico.
Os goianos vivem um período de altos e baixos. Além do empate em 1 a 1 com o Paysandu, no domingo da última semana, o Alviverde acumula mais duas vitórias, um empate e uma derrota nas rodadas recentes.
O histórico é favorável ao Botafogo. Em quatro encontros, venceu duas vezes, contra um triunfo do Goiás e um empate. Curiosamente, todos os jogos que não terminaram em igualdade tiveram o placar de 4 a 0: duas vezes para o time do Estádio Santa Cruz, em 1976 e 1978, e uma para o clube esmeraldino, neste ano.
Escalação
Com tantos reforços na janela do meio do ano, o Bota pode ter mudanças e estreias. A principal expectativa é na lateral-direita, já que o ponta Emerson Negueba tem atuado como ala, mas agora terá a concorrência de Pedro Costa.
Além disso, o meio-campo já teve uma novidade na última rodada. O volante ganês Sabit Abdulai fez seu primeiro jogo como titular contra a Chapecoense e deve permanecer no 11 inicial.
O Tricolor ainda não deve contar com o lateral-direito Wallison, o meia Luquinha e os atacantes Alex Sandro e Toró, que se recuperam de contusões.
Uma provável escalação tem: João Carlos; Matheus Costa, Bernardo Schappo e Fábio Sanches; Emerson Negueba (Pedro Costa), Sabit Abdulai, Matheus Barbosa e Jean Victor; Douglas Baggio, Victor Andrade e Alexandre Jesus.
Jogo remarcado
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na sexta-feira, que o jogo entre Botafogo e Guarani, inicialmente marcado para 25 de agosto e adiado por conta das queimadas em Ribeirão Preto, foi remarcado. O confronto, válido pela 23ª rodada, será agora disputado em 9 de outubro, às 20h, no Santa Cruz.