O Botafogo começou a temporada com a promessa de mais investimento e a formação de um time que teria condições de brigar pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
A folha salarial foi aumentada, chegando na casa dos R$ 2 milhões por mês, bons jogadores chegaram, mas no primeiro teste do ano, no Paulistão, o Botafogo não foi bem e joga neste domingo para confirmar sua permanência na elite do futebol paulista.
O duelo é contra a Portuguesa, às 18h, no estádio Santa Cruz. A partida é um confronto direto para escapar do rebaixamento. Neste momento a Portuguesa tem sete pontos e o Botafogo oito. Ainda estão na parte de baixo da tabela o Ituano, com seis, o Guarani, com cinco, e o Santo André, com quatro pontos.
Uma vitória simples praticamente tira o Botafogo da briga na parte de baixo. As chances de classificação do Tricolor são bem remotas e as duas vagas do grupo vão ficar entre São Paulo, São Bernardo e Novorizontino. Em caso de derrota, o Botafogo passa a correr chances reais de cair na competição.
Para a partida desde domingo, o treinador Paulo Gomes tem alguns problemas para resolver. Ele ainda não conta com o atacante Leandro Pereira, que está em fase final de recuperação de uma lesão muscular.
A tendência é de que o centroavante retorne diante do Guarani, na próxima sexta-feira.
O goleiro João Carlos e o volante Matheus Barbosa também são dúvidas. João tem um problema no ombro e não deve estar disponível para a partida. Fracaro deve ter nova oportunidade. Já Barbosa vinha sendo preservado nas últimas rodadas e pode reaparecer no time.
Outro que ficou de fora por problemas físicos foi o zagueiro Fábio Sanches. Ele vem sofrendo com dores a algumas semanas e não jogou contra o Nova Venécia. Ele, no entanto, tem chances de retornar contra a Lusa.
Na viagem para o Espírito Santo, o lateral Thassio também não viajou, mas por opção do treinador. É provável que ele esteja entre os relacionados.
A tendência é que o time seja parecido com o que venceu no Espírito Santo. Uma saída esperada é a de Patrick Brey. O jogador vem atuando improvisado na linha ofensiva, mas não foi bem. Tiago Alves pode ganhar mais uma oportunidade no setor ofensivo.
O Botafogo pode começar a partida com a seguinte escalação: Michael Fracaro; Matheus Costa, Fábio Sanches (Lucas Dias) e Bernardo Schappo; Negueba, Fillipe Soutto, Leandro Maciel e Jean Victor; Douglas Baggio, Alex Sandro e Tiago Alves.
Portuguesa
O adversário da vez é a Portuguesa, que também faz um campeonato ruim. O time da capital tem sete pontos e vem de vitória na última rodada.
Em nove jogos, a Lusa ganhou duas, empatou uma e sofreu cinco derrotas. São seis gols marcados e 11 gols sofridos ao longo da campanha.
A campanha irregular da equipe fez com que o técnico fosse trocado ao longo da competição. Dado Cavalcanti foi demitido e Pintado chegou para o seu lugar.
Histórico do confronto
A história registra 90 encontros entre Botafogo e Portuguesa. A Lusa leva ligeira vantagem. São 39 vitórias, contra 33 do Pantera e outros 18 empates.
No histórico recente o Botafogo leva grande vantagem. Nos últimos seis encontros, o Pantera venceu cinco e perdeu apenas uma. Em 2023 o Tricolor venceu no Canindé com o placar de 2 a 0. Os gols foram de Victor Ramos, contra, e Salatiel.
Escalação Botafogo: Michael Fracaro; Matheus Costa, Fábio Sanches (Lucas Dias) e Bernardo Schappo; Negueba, Fillipe Soutto, Leandro Maciel e Jean Victor; Douglas Baggio, Alex Sandro e Tiago Alves. Técnico: Paulo Gomes.
Escalação Portuguesa: Thomazella, Douglas Borel, Quintana, Patrick e Eduardo Diniz; Tauã, Dudu (Marco Antônio), Ricardinho e Giovanni Augusto; Felipe Marques e Henrique Dourado. Técnico: Pintado.
Data: 25/02
Horário: 18h
Local: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet