Após ficar com o vice-campeonato na Copa Paulista ao perder para o São Bernardo nos pênaltis depois de ver uma vantagem de dois gols ser pulverizada no tempo regulamentar, o Botafogo já começa a dar andamento ao planejamento para a temporada de 2022. Segundo Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo S/A, empresa que cuida do futebol do Pantera, a ideia é ter 90% do elenco apresentado em 15 de dezembro.
O clube ainda tem questões importantes para definir. Uma delas é quem comanda o time. Leandro Zago, ex-Joinville é o mais cotado. Outra é quais jogadores serão mantidos para o próximo ano. Diego Guerra, peça fundamental em 2021, já renovou contrato.
“Alguns anunciamos que renovaram, outros estamos em conversas, mas nessas semanas focamos mais nos jogos e na classificação para a Copa do Brasil. Estamos em conversas adiantadas e queremos 85 ou 90% do elenco apresentando no dia 15 de dezembro para o Paulistão”, afirmou Baptista.
O dirigente também fez questão de minimizar a derrota na Copa Paulista. Para ele, mesmo com o título, o objetivo da temporada, o acesso para a Série B, não foi alcançado. Adalberto também classificou a vaga na Copa do Brasil como “um consolo” para o ano do Pantera.
“Independente do resultado, nosso objetivo não teria sido alcançado, pois era o acesso para a Série B. Passamos sustos indesejados no Paulista, mas conseguimos a vaga na Copa do Brasil, um consolo para este ano. Independente de vitória já teria uma reformulação em 2022, já estamos planejando há um tempo, vamos voltar em 15 de dezembro”, disse Baptista em entrevista à Rádio CBN.
“Não há terra arrasada, até porque o time fez um primeiro turno de Série C muito bom, mas precisamos de reforços para fazer um Paulista com segurança”, completou.
O calendário do Botafogo em 2022 estará um pouco mais inchado. Com a vaga conquistada na Copa Paulista, o Tricolor vai disputar o Paulistão, Campeonato Brasileiro Série C e Copa do Brasil. A Copa Paulista, que acontece no segundo semestre, também pode ser disputada. Porém, o clube ainda não confirma uma eventual participação.