Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado nesta sexta-feira, por 1 a 0, pelo Amazonas, no Estádio Santa Cruz. Na partida, válida pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor criou pouco e irritou o torcedor.
Ao longo do confronto, o time da casa reteve a bola e trocou muitos passes, mas faltou objetividade. Do outro lado, o Amazonas, à beira da zona de rebaixamento, foi efetivo, abriu o placar no começo e segurou a vantagem.
Com o revés, o Pantera inverteu posições com a Onça e caiu para 16º, com 17 pontos. Na quarta-feira, às 20h30, a equipe faz novo duelo direto, desta vez contra o CRB, fora de casa.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por altos e baixos. O Pantera começou mal e sofreu pressão, principalmente pelos flancos. Logo aos seis minutos, Sassá recebeu entre os defensores do Tricolor e balançou a rede, mas estava impedido.
Pouco depois, o camisa 99 perdeu um gol inacreditável de cabeça, sozinho na pequena área. O pior estava por vir.
Aos 19 minutos, a Onça abriu o placar com Barros, de cabeça, após cruzamento em escanteio e falha da marcação botafoguense. Depois disso, só deu Pantera.
Aos 24, Schappo finalizou para fora. O Botafogo avançou suas linhas e passou a rodar a bola no ataque. Veio da esquerda a jogada que virou pênalti, quando Alex Sandro trocou passes com Brey e caiu dentro da área.
O próprio camisa 9 pediu para bater, mas finalizou muito mal e parou em Marcão, que espalmou a cobrança. A oportunidade perdida, aos 33, desanimou o time da casa, que foi ao vestiário em desvantagem.
Na etapa complementar, Paulo Gomes tentou lançar seu time ainda mais para cima e promoveu a estreia do centroavante Alexandre Jesus. A falta de criatividade, todavia, pesou, e o Botafogo rodou a bola no ataque sem grande perigo, mas com muitos cruzamentos.
A melhor chance tricolor veio aos 28, quando Baggio encontrou Bochecha, que bateu para defesa de Marcão. Mas ficou por isso: poucas chances reais e muita posse de bola, e o Amazonas saiu vitorioso em sua primeira visita ao Santa Cruz.