Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado pelo América-MG por 1 a 0, neste sábado, na Arena Independência, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol do Coelho foi marcado por Cauan Barros, de cabeça, na reta final da partida.
Após um mês de preparação depois da eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista, no fim de fevereiro, o Pantera apostou nos contra-ataques para surpreender o adversário. Pouco efetivo na frente, o time paulista contou com sua defesa, que segurou o quanto pôde.
Com o revés, o Tricolor inicia a segunda divisão do nacional na 18ª posição. Na próxima rodada, domingo do próximo fim de semana (13), a equipe ribeirão-pretana recebe o Atlético-GO, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, às 19h.
O jogo
O primeiro tempo foi movimentado e indicou o que seria o jogo. O América dominou a posse, mas levou o primeiro susto do Bota, aos 13 minutos, quando Alexandre Jesus, sozinho, cabeceou rente ao gol.
A melhor chance, todavia, foi dos mandantes, aos 37. Edson falhou e viu a bola sobrar para Fabinho, que bateu e por pouco não comemorou. Alisson Cassiano, de carrinho, evitou o tento, em cima da linha.
Na etapa complementar, Alexandre Jesus aproveitou boa jogada de Jefferson Nem, logo aos dois minutos, para finalizar, mas parou em defesa do goleiro Matheus Mendes. Aos 15, Leandro Maciel teve a chance de abrir o placar após erro na saída de bola do Coelho, mas finalizou mal.
Aos 25, o lance que deixou todo o estádio incrédulo: João Carlos salvou finalização de Miguelito, a bola voltou e Willian Bigode dividiu com a defesa botafoguense, caiu quase em cima da linha e, mesmo no rumo do chão, bateu com o gol vazio, mas por cima.
A sorte tricolor acabou 11 minutos mais tarde, aos 36, quando Figueiredo cruzou pela direita do ataque americano e encontrou a cabeça do volante Cauan Barros. João Carlos quase chegou, mas a bola tocou na trave e morreu no fundo da rede.
Márcio Zanardi ainda tentou lançar a equipe visitante para cima ao trocar Alisson Cassiano por Douglas Baggio, mas a afobação botafoguense impediu qualquer chance de reação.