Depois de fazer uma de suas melhores campanhas no Paulistão, o Botafogo se prepara para estrear no Campeonato Brasileiro Série C. Entretanto, devido ao bom desempenho, o Pantera chega para a competição nacional com alguns desfalques importantes.
As baixas no elenco começam no sistema defensivo. Dois zagueiros titulares já acertaram com outros clubes. Joseph, que tinha contrato para a Série C, acertou sua ida para a Tombense, que vai atuar na Série B. O jogador tinha uma cláusula de liberação gratuita para clubes da A e B. O zagueiro disputou 13 jogos com a camisa botafoguense, todos como titular.
Ainda no sistema defensivo, o Pantera também perdeu Joaquim, outro titular e um dos principais destaques do Botafogo no campeonato. Ele jogou todos os minutos das 14 partidas que fez pelo Tricolor.
Joaquim é jogador do Cuiabá, que solicitou seu retorno. Ele sequer participou da final do Troféu do Interior, contra o Ituano. O zagueiro, inclusive, esteve no banco de reservas durante a partida do time cuiabano na Copa Sul-Americana.
O principal desfalque para a sequência da temporada é o volante Emerson. Maior ladrão de bola do Paulistão, o jogador cresceu sob o comando de Leandro Zago e foi o grande destaque do clube no estadual. Emerson está a caminho do Bahia. A negociação ainda não está selada, mas o volante já está em Salvador.
As baixas também aparecem no setor ofensivo. Hélio Paraíba, outro que possuía contrato vigente, se despediu do clube em suas redes sociais e não continua. O próximo destino do atacante ainda não foi revelado.
Ele perdeu prestígio com o técnico Leandro Zago após discutir com companheiros por conta de uma cobrança de pênalti durante o confronto com o Novorizontino. A postura do jogador não agradou a comissão técnica, que deixou de relacionar o atleta para as partidas seguintes.
O Tricolor ainda pode sofrer mais uma baixa importante no setor de meio-campo. Fillipe Soutto, capitão da equipe na temporada, tem contrato somente até o dia 15 de abril. O Botafogo ainda não divulgou a situação do jogador.
Também podem sair
O Tricolor ainda tem outros jogadores que possuem contrato vigente, mas foram bem no Paulistão e podem receber proposta. O principal deles é o lateral-esquerdo Jean Victor. Ele foi um dos melhores da posição em todo o estadual e clubes de divisões acima estão de olho.
Outros que chamaram atenção foram o versátil Tárik, o lateral-direito Marlon e o atacante Tiago Reis, que não atuou tão bem, mas pertence ao Vasco e tem boa imagem no mercado. Nenhum desses jogadores recebeu propostas oficiais e todos têm contrato para a Série C.
Reforços
Se tem gente saindo, também tem chegando. O Botafogo está atento ao mercado de transferências e já anunciou alguns reforços para a disputa da Série C. A maioria dos atletas chega para o setor ofensivo.
Os atacantes João Diogo, ex-Caldense, e Lucas Delgado, que chega do futebol argentino, já estão treinando com o grupo e devem aparecer na partida contra o Altos, no Piauí, na estreia da competição.
Outro que chega para dar mais opções ofensivas é o meio-campista Nicholas. Ele foi um dos destaques do Monte Azul na Série A2 do Paulista e ganhou uma oportunidade de atuar no Botafogo. Ele deve brigar por posição com Gustavo Xuxa, que está recuperado de uma grave lesão no joelho.
Para o setor que mais perdeu jogadores, o Botafogo ainda está discreto no mercado. Apenas Ericson, zagueiro que pertence ao Grêmio, foi contratado. Campeão gaúcho em 2022 e do Brasileirão de Aspirantes em 2021, o defensor chega para ser titular. Ele deve brigar por posição com o colombiano Kevin Saucedo e o prata da casa Rayan. Matheus Santos, peça importante em 2021, também está recuperado e pode ser opção.