Por Hugo Luque
O Botafogo mostrou ter aprendido com os erros cometidos na primeira rodada e goleou a Tuna Luso-PA por 4 a 0 nesta quinta-feira, pela última partida da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o resultado, o Pantera avançou para a próxima fase da competição e praticamente garantiu a liderança do Grupo 6.
Na estreia, o Tricolor abriu três gols de vantagem diante do Azuriz-PR, mas teve um jogador expulso e cedeu o empate na etapa complementar. Já no segundo compromisso, não deu sopa para o azar e aplicou um 3 a 0 no Bandeirante de Brodowski. Agora, o time ribeirão-pretano chegou aos sete pontos e está no mata-mata.
Bandeirante e Azuriz disputam, ainda nesta tarde, a última vaga da chave no mata-mata. Embora possa empatar em pontos com o Bota, a equipe paranaense precisa tirar uma diferença de seis gols de saldo para o Pantera se quiser chegar à liderança. Já a Tuna Luso deu adeus à competição.
Com a necessidade de apenas empatar para garantir a classificação, o Botafogo de Alan Ribeiro não quis se arriscar e ofereceu dificuldade ao adversário. Logo nos primeiros instantes, Thalles aproveitou uma falha na saída de bola para abrir o marcador.
Aos 20 minutos, o atacante fez o segundo no jogo em batida de fora da área, após passe de Rafinha. Pouco antes do intervalo, ainda deu tempo de William servir Tortello: 3 a 0.
Na volta dos vestiários, os botafoguenses sentiram o forte calor de Brodowski e, com a vaga encaminhada ao mata-mata, apenas administraram a vantagem. Mesmo assim, ainda deu tempo de Tortello, nos instantes finais, transformar o chocolate em goleada.
Na próxima fase, o Tricolor de Ribeirão enfrentará o líder do Grupo 5, Guarani ou Atlético-MG, com local, data e horário ainda não definidos.