O Botafogo fechou uma parceria com o Porto, de Portugal, para a realização de um intercâmbio envolvendo sua escola de futebol ao longo dos próximos meses. De acordo com a nota divulgada pelo clube, a primeira etapa será em julho, quando, durante uma semana, as instalações anexas ao Estádio Santa Cruz serão palco de treinamentos ministrados pelos profissionais da equipe europeia.
Na segunda etapa, dois atletas que participarem da semana de treinamentos em Ribeirão serão selecionados pelos profissionais do Dragão para uma semana de trabalho em Portugal. A parceria foi fechada pelo gerente de negócios internacionais do Botafogo Futebol Clube, Bruno Lodi, que já teve uma franquia da Ronaldo Academy na cidade.
“É uma grande conquista para o clube, que coloca sua marca na Europa e mostra que está atento ao desenvolvimento dos treinadores e seus futuros jogadores”, celebrou Lodi, que destacou o sucesso dos comandantes portugueses, a exemplo de Paulo Gomes, atual técnico do Pantera.
“Temos muitos treinadores tendo sucesso no futebol brasileiro. Oferecer essa experiência dentro da nossa escola é uma grande novidade e um grande diferencial”, acrescentou.
Formado pelo Tricolor na década de 1990, o gerente de futebol Birinha, que tem na base um dos seus pilares de trabalho, celebra a evolução da escola.
“É muito importante essa troca de experiências, mostrando aos atletas uma nova filosofia de trabalho, para que eles possam evoluir em suas carreiras. Eles darão um salto de qualidade em sua mentalidade e na forma de pensar futebol”, disse.