O Botafogo conquistou mais uma importante vitória na Série B. Jogando fora de casa, o Tricolor bateu o Guarani com o placar de 1 a 0 na noite desta sexta (21) e praticamente confirmou sua permanência na segunda divisão do futebol nacional. O gol da partida, válida pela 34ª rodada, foi marcado por Jonas Toró.
O Pantera teve um homem a mais desde o primeiro tempo, já que Lucão levou o cartão vermelho após parar boa jogada ofensiva do Botafogo.
Com o resultado o Botafogo chegou a 46 pontos e segue na 12ª colocação. Se a Chapecoense, que ainda joga na rodada, não vencer, o Pantera estará matematicamente garantido na Série B. O próximo compromisso é diante do Ceará, no próximo sábado, às 17h, no estádio Santa Cruz.
O jogo
Apostando em Toró como alternativa de velocidade e na entrada de Mantuan no meio-campo, o Botafogo controlou as ações desde o inicio. Sem dar espaços para o Guarani, o time de Chamusca não sentiu o peso do Brinco de Ouro cheio e logo nos primeiros já começou a mostrar suas cartas.
A primeira chance de perigo foi logo aos 16 minutos. Brey cruzou na área e Osman subiu mais que a zaga e testou para fora.
O Pantera chegou novamente aos 25 minutos. Após jogada confusa, a bola sobrou para Guilherme Madruga dentro da área, mas o volante errou o domínio e desperdiçou uma grande chance.
Aos 33 minutos o Guarani ficou com um a menos. Guilherme Madruga foi lançado nas costas da zaga e quando ia invadir a área, o zagueiro do Bugre matou a jogada e acabou levando o vermelho.
Com um a menos o Guarani quase abriu o placar. Aos 38 minutos, João Victor bateu de fora da área, Matheus Albino espalmou e no rebote, sem goleiro, Bruno José chutou no travessão.
Na volta do intervalo o Pantera chegou com tudo e quase abriu o placar no primeiro minuto. Toró deu lindo drible no zagueiro e bateu chapado. Pegorari fez grande defesa.
O Botafogo quase marcou novamente aos 10 minutos. Tárik acertou um belo chute de fora da área e Pegorari espalmou para escanteio.
Com o jogo controlado, o Botafogo viu que poderia ganhar e o técnico Marcelo Chamusca fez duas mudanças ofensivas. Lucas Cardoso e Ivonei entraram nas vagas de Tárik e Thassio.
As mudanças melhoraram o Tricolor e o time de Chamusca passou a encurralar o Guarani no campo defensivo. Aos 45 minutos, depois de muita pressão, o Botafogo enfim chegou ao gol.
Após boa trama ofensiva, Lucas Cardoso levou até a linha de fundo e cruzou na medida para Toró, que chegou completando de perna direita e mandou a bola pra o fundo da rede, garantindo o triunfo do Pantera no Brinco de Ouro, em Campinas.