A bola vai rolar para o Botafogo. Depois de meses de espera, o torcedor do Pantera vai poder voltar a prestigiar seu time numa partida oficial. O Tricolor estreia no Campeonato Paulista neste sábado, às 15h30, diante da Portuguesa, no Estádio do Canindé.
Com elenco bastante reformulado, mas com 11 jogadores remanescentes, o Botafogo, diferente de outros anos, teve pré-temporada bem organizada, com mais de 60 dias de trabalho e tempo para que Paulo Baier colocasse suas ideias em prática.
Para o primeiro compromisso do Paulistão, o treinador ainda não vai poder contar como que tem de melhor. Isso porque dois jogadores ficaram fora da estreia por estarem entregues ao departamento médico.
Destaque do ano passado, Gustavo Xuxa está lesionado e não vai para o jogo. David Luís, contratado para a temporada, também está fora por lesão. O Botafogo não especificou os problemas dos jogadores e também não estipulou tempo de retorno.
Outro “desfalque”, mas este definitivo, é o atacante Gustavo Nescau. Ele pertencia ao Cuiabá e estava emprestado ao Botafogo. O clube dono de seus direitos acertou a venda do atleta para o futebol do Japão e o atacante se despediu do Pantera sem sequer ter entrado em campo.
O Botafogo não informou se vai receber alguma quantia em compensação à saída do jogador. Normalmente, em contratos de empréstimo, existe a possibilidade das cláusulas de vitrine, que protegem os clubes que recebem atletas por empréstimo. Mas essa informação não foi divulgada oficialmente.
No mais, o Botafogo tinha preocupação com as inscrições de três jogadores. Lucas Lourenço, Lucas Dias e Vitor Leque. Todos eles apareceram no BID na última quinta-feira, foram inscritos na competição e estão disponíveis para a estreia.
Lucas Lourenço, inclusive, deve ser o substituto de Gustavo Xuxa diante da Portuguesa. Ele agradou na pré-temporada e marcou um gol no jogo-treino diante do Velo Clube. Lourenço é uma das apostas do Pantera para 2023.
Quem também está cotado para começar jogando é o zagueiro Lucas Dias, que foi titular do Ituano em 2022. Ele deve jogar ao lado de Marcel. Existe a possibilidade da manutenção da formação com três zagueiros. Porém, isso não está confirmado por Baier. Se acontecer, Diogo Silva deve ser o terceiro homem.
No mais, o Pantera só terá alterações no ataque. Nas laterais, Vidal e Jean Victor serão titulares. No meio, Tárik e Fillipe Soutto jogam.
A parte ofensiva ainda gera dúvidas em Baier. Com mais opções, Robinho, Vitor Leque, Salatiel, Osman e Caio Dantas brigam para ver quem começa jogando. A tendência é que Caio Dantas e Osman sejam os escolhidos.
O Botafogo deve começar a partida com a seguinte escalação: Rafael Pascoal; Vidal, Lucas Dias, Diogo Silva, Marcel e Jean Victor; Tárik, Fillipe Soutto e Lucas Lourenço; Osman e Caio Dantas.
Portuguesa
O adversário do Pantera na estreia é a Portuguesa, que retorna à elite do futebol paulista após sete temporadas. Apostando em jogadores mais experientes, a Lusa tem em seu elenco nomes como o goleiro Fernando Henrique, 39 anos, ex-Fluminense, o lateral-direito Pará, ex-Santos, e o zagueiro Victor Ramos, ex-Palmeiras.
Um provável time titular da Lusa deve ter: Thomazella; Pará, Victor Ramos, Patrick e Fabiano; Gustavo Bochecha, Madison e Lucas Nathan; Richard, João Victor e Pedro Bortoluzo.