Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Botafogo estreia na Copa Paulista contra Monte Azul 

Pantera volta a disputar competição estadual após dois anos 

Em 2021, Bota passou perto do título, mas perdeu nos pênaltis para o São Bernardo (João Victor Menezes/Agência Botafogo)

Por Hugo Luque 

Com um time alternativo, o Botafogo estreia na Copa Paulista nesta segunda-feira, às 19h, no Estádio Santa Cruz, diante do Monte Azul. As equipes estão no Grupo 2, que ainda tem Comercial, Francana e Barretos. 

Na primeira rodada, o Pantera folgou, o que voltará a acontecer na sexta rodada, a primeira do returno, por conta do número ímpar de equipes na chave. A partir de agora, porém, são cinco partidas consecutivas no torneio estadual e a divisão das atenções com a Série B do Campeonato Brasileiro. 

No nacional, o Tricolor largou muito mal, mas conquistou bons resultados em sequência e virou a chave. O Brasileiro, inclusive, fará com que sejam escalados times tidos como alternativos, com atletas menos aproveitados na equipe principal e até mesmo garotos da base. 

Além disso, o técnico Paulo Gomes não estará no banco de reservas. Ele já confirmou que, ao longo da disputa, outro profissional da comissão técnica será o responsável pelo comando à beira do gramado, por conta dos deslocamentos e do intenso calendário da Série B. 

Embora seja tida como secundária na temporada botafoguense, a Copa Paulista foi responsável pelo lançamento de nomes em ascensão no elenco. É o caso do meio-campista João Costa, de apenas 19 anos, revelado pelo Pantera na edição de 2022 e, hoje, titular absoluto, após altos e baixos nas categorias de base. 

“Eu cheguei ao Botafogo com 14 anos. Fiquei até os 15, mas veio a pandemia, não teve campeonato e retornei com 16. Foi quando fui convocado para o primeiro jogo do profissional, na Copa Paulista, mas não consegui ter sequência, então voltei para o sub-20. Neste momento todo, me preparei para, quando tivesse a oportunidade, eu agarrar e ajudar a nação botafoguense”, relembrou. 

Vaga na Copa do Brasil 

Além de ser importante para dar chances a jogadores pouco aproveitados nos principais jogos da temporada, a Copinha, como é apelidada, também pode ser muito importante para o clube como um todo, já de olho em 2025. Isso porque, após três participações consecutivas, o Botafogo ainda não garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. 

Isso pode mudar se o Tricolor conquistar o título da Copa Paulista, já que o campeão pode escolher entre um posto na Série D ou na Copa do Brasil, enquanto o vice fica com o que sobrar. 

O vice-campeonato, inclusive, foi o máximo que o Bota conquistou. Em oito participações, foram duas derrotas em finais: em 2014 e, mais recentemente, em 2021. Na última participação, em 2022, eliminação nas quartas de final para o São Caetano. Já no ano passado, a direção optou por não participar do torneio.  

Um possível time titular para esta partida tem: Michael; Thassio, Ericson, João Maranini e Rafinha; Carlos Manuel, Fillipe Soutto (Tortello) e Arthur Mosca; Willian Gabriel, Leandro Pereira (Thalles) e Toró. 

 

 

Postagens relacionadas

Abel Ferreira descarta especulação sobre ida para o Nice, mas agradece ‘reconhecimento’

William Teodoro

Brasil terá nove sedes para aclimatação na Olimpíada de Tóquio

Redação 1

De saída do Arsenal, meia Willian entra na mira para voltar ao Corinthians

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com