Por Hugo Luque
O Botafogo faz um importante duelo na briga contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira, às 21h, diante do Brusque. A partida, válida pela 35ª rodada, será no Estádio Augusto Baier, o único da divisão com gramado sintético.
Com 39 pontos, o Pantera pode dar um importante salto para fugir da zona da degola nas rodadas decisivas do nacional. O triunfo sobre o Amazonas, por 1 a 0, na última rodada, em Manaus (AM), foi o suficiente para tirar o time do Z-4, mas agora a briga é para se manter longe da “confusão”.
Para isso, o Tricolor terá de superar um adversário desesperado em um gramado diferente. Sobre o campo, a solução foi realizar o último treinamento em Ribeirão Preto, na manhã de segunda-feira, no campo sintético do Clube de Regatas.
Quanto ao adversário, é importante saber usar a cabeça e, na visão do técnico Márcio Zanardi, não se deixar levar pelo triunfo sobre o Amazonas.
“A gente não tem mais o que comemorar, é trabalhar muito. São quatro jogos bem difíceis, a gente tem, praticamente, nem um mês de trabalho agora. É pensar no Brusque, não tem de comemorar, porque tivemos vários erros importantes, que iremos corrigir e mostrar no vídeo. É ter pé no chão e cabeça boa, os atletas se dedicaram demais”, disse o comandante.
O Brusque é o vice-lanterna da competição, com 33 pontos, e as chances de rebaixamento do Quadricolor chegaram, no término da última rodada, aos 93,2%, segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Botafogo, antes dos jogos de segunda-feira, tinha 14,6% de probabilidade de cair.
A equipe catarinense vive uma péssima fase, com três derrotas nas últimas três partidas – contra CRB, Ponte Preta e Chapecoense, todos rivais diretos na luta contra o rebaixamento.
Já o esquadrão paulista vem de uma fase com altos e baixos. Nas cinco rodadas mais recentes, alternou duas vitórias, um empate e duas derrotas. No encontro do primeiro turno com o Brusque, empate em 2 a 2 no Estádio Santa Cruz.
Escalação
Como virou costume desde que assumiu o comando técnico do Botafogo, Zanardi terá algumas ausências. Suspensos por acúmulo de cartões amarelos, não jogam os atacantes Emerson Negueba e Douglas Baggio, autor do gol da vitória na rodada passada.
Por outro lado, o volante Carlos Manuel cumpriu suspensão após ser expulso contra o Ituano e está de volta, assim como o lateral-esquerdo Jean Victor e o goleiro João Carlos, recuperados de uma lesão muscular e uma fratura na costela, respectivamente.
Apesar de retornar, o arqueiro deve começar no banco de reservas. Titular nas últimas quatro partidas, Victor Souza fez uma excelente partida na Arena da Amazônia, defendeu um pênalti no fim do jogo e deve ser mantido na meta botafoguense.
Um provável time titular é formado por: Victor Souza; Raphael, Ericson e Bernardo Schappo; Wallison, Sabit, Carlos Manuel (Bochecha) e Patrick Brey (Jean Victor); Victor Andrade, Alexandre Jesus e Toró (Alex Sandro).