Por Hugo Luque
O Botafogo encara o Manaus nesta terça-feira, às 21h30, na Arena da Amazônia, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, o Pantera precisa somar pontos para evitar um drama ainda maior nas rodadas derradeiras e o descenso.
Por isso, a palavra da vez no clube é “final”. As cinco partidas que restam no nacional serão as mais importantes da temporada de 2024.
“Estamos numa situação difícil, mas só depende da gente, temos cinco finais e vamos trabalhar muito. Grupo unido, dedicado, trabalhamos todos os dias pensando em vencer. As derrotas aconteceram, mas a gente sabe que só depende da gente e nós vamos fazer o melhor para tirar o Botafogo dessa situação”, disse o goleiro Victor Souza.
Com 36 pontos, a equipe ribeirão-pretana deixará o Z-4 com uma vitória. Porém, triunfar não tem sido tarefa simples. Nas cinco partidas sob comando do técnico Márcio Zanardi, foram três derrotas, um empate e somente um resultado positivo – o 3 a 2 sobre o Guarani.
Nos últimos dois jogos, derrotas para Sport, por 3 a 1, fora de casa, e Ituano, por 1 a 0, no Estádio Santa Cruz. O revés foi responsável por levar o time novamente à zona de rebaixamento.
Quando analisadas as estatísticas, a missão em Manaus (AM) promete ser difícil. O Amazonas tem dez vitórias em casa nesta edição da Série B, com apenas três derrotas. A última delas foi há quase quatro meses, no início de julho, para o Vila Nova.
Desde então, seis vitórias e dois empates em oito partidas para o time do Norte. Fora de casa, o triunfo mais recente dos botafoguenses foi contra o Mirassol, por 2 a 1, em 21 de agosto.
“A gente precisa fazer o nosso, temos capacidade. São cinco jogos e a gente depende da gente. Vamos pensar primeiro no Amazonas, porque é difícil de ganhar lá, estão ganhando pontos sobre todos os times ali. É um jogo difícil, com muito calor, um time com qualidade, mas temos de ter atitude. Não é hora de descansar, de poupar, é hora de colocar, realmente, quem tem esse brio, quem está melhor e quem quer chegar. Vou colocar quem quer vestir a camisa do Botafogo. Esse momento tem de ser dessa forma”, afirmou Zanardi.
No primeiro turno, em Ribeirão, o Aurinegro Amazonense venceu por 1 a 0. Já livre de quaisquer chances de queda, o time manauara tem 45 pontos e também não briga pelo acesso à Série A. Portanto, cumpre tabela, o que pode, em tese, ser um ponto positivo para o Botafogo.
Por outro lado, os desfalques pesam. O lateral-esquerdo Jean Victor sentiu dores na coxa contra o Ituano, foi substituído e é dúvida. O volante Carlos Manuel, expulso, está suspenso. Outros dois desfalques são o goleiro João Carlos e o lateral-direito Pedro Costa, que continuam no departamento médico. De positivo, a volta de Wallison, que cumpriu suspensão.
Assim, uma provável escalação tem: Victor Souza; Ericson, Raphael e Schappo; Wallison (Negueba), Sabit, Fillipe Soutto (João Costa) e Patrick Brey; Douglas Baggio, Victor Andrade e Alexandre Jesus (Alex Sandro).