Por Hugo Luque
Eliminado e sem risco de rebaixamento, o Botafogo cumpriu tabela nesta 12ª rodada Campeonato Paulista e foi derrotado pelo Novorizontino por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O Pantera saiu na frente com Leandro Maciel, mas cedeu o empate poucos minutos depois e, nos acréscimos do primeiro tempo, levou a virada.
O Tricolor terá pouco mais de um mês para descansar, já que estreia na Série B do Campeonato Brasileiro entre 4 e 6 de abril, fora de casa, contra o América-MG. A data ainda não foi definida pela CBF. O Novorizontino, por sua vez, está no mata-mata e visita o São Paulo no Morumbis, nas quartas de final, no próximo fim de semana.
O jogo
O Botafogo começou bem a partida diante de 2.262 torcedores. Márcio Zanardi deixou seu time preparado para os contra-ataques e, logo no primeiro, Leandro Maciel abriu o placar, aos seis minutos. O meia argentino, destaque da equipe no estadual, recebeu passe de Alexandre Jesus, que também faz um bom início de temporada.
Porém, aos 18, Marlon empatou em chute no canto de João Carlos. Sem pressão, o conjunto ribeirão-pretano partiu mais para cima. Mas foi o Novorizontino quem marcou novamente: Bruno José aproveitou sobra de cobrança de escanteio de Matheus Frizzo.
O Tigre do Vale continuou no ataque e perdeu muitas chances. Ex-São Paulo e Corinthians, Léo Natel, que cruzou rasteiro e viu a bola passar caprichosamente sobre a linha, sem entrar. Toró, pouco depois, acertou chute na trave e, na sobra, Alexandre Jesus parou no goleiro Jordi.
O arqueiro adversário também parou Jonathan Cafu, que ficou cara a cara e perdeu uma ótima oportunidade. Mesmo com um a mais na reta final, após a expulsão de Adriano Bispo, o Botafogo sofreu para criar mais perigo e se despediu do Paulistão com mais um revés – o quinto na competição.