Por Hugo Luque
O Botafogo entra em campo neste domingo, às 18h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, contra o São Bernardo, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Ainda sem vencer na competição, o Pantera tenta mudar o panorama e melhorar sua situação neste início de ano.
Com elenco reformulado e montado sob a supervisão do treinador Márcio Zanardi, a torcida esperava um Tricolor melhor ofensivamente. Não é o que tem acontecido até aqui. Em três jogos na temporada, o time ainda não marcou gols – é o único no estadual que não balançou a rede nenhuma vez.
Até mesmo Velo Clube e Água Santa, os dois times que não pontuaram até o momento, desencantaram no setor ofensivo. As principais críticas da torcida ao comandante envolvem a dupla Douglas Baggio e Alexandre Jesus, dupla que foi destaque no ano passado, mas que tem recebido menos chances em 2025.
“Acho que faz parte do meu trabalho melhorar e potencializar esses jogadores. Eu estou pegando no pé do Alexandre, estou cobrando demais porque é um jogador importante. No ano passado parece que ele foi bem, apareceu, fez grandes jogos, mas eu preciso de mais. (…) Claro que a responsabilidade é minha, mas a gente vai evoluir com ele”, disse.
Em três rodadas até aqui, o time ribeirão-pretano soma dois pontos. Após perder para o Guarani na estreia, fora de casa, por 2 a 0, o Bota empatou sem gols com o São Paulo e com o Noroeste.
O duelo com o Norusca, inclusive, afetou o jogo deste domingo diante do São Bernardo. Por conta de um temporal em Bauru, a partida foi paralisada no final do primeiro tempo, na quinta-feira, e retomada na sexta. Por isso, o horário desta rodada foi alterado para 18h30.
Do outro lado, o São Bernardo, ex-equipe do técnico Zanardi, vem de um bom começo de ano. O Tigre venceu dois de seus três jogos e ocupa a vice-liderança do Grupo C, com seis pontos, três atrás do Palmeiras. No entanto, a última rodada terminou em derrota para o Mirassol.
Na história, Botafogo e São Bernardo 17 vezes, com nove vitórias do Tricolor, quatro empates e quatro triunfos da equipe do ABC Paulista. O último embate foi pelo estadual de 2023: vitória aurinegra por 2 a 1.
Sem o zagueiro Alysson, expulso contra o Noroeste, mas com a possibilidade do retorno do também defensor Edson, que cumpriu o protocolo de concussão, um provável Botafogo tem: João Carlos; Jeferson, Alisson Cassiano, Ericson (Edson) e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Jean Mangabeira (Leandro Maciel ou Sabit) e Alejo Dramisino; Jonathan Cafu, Douglas Baggio (Silvinho) e Pablo Thomaz (Alexandre Jesus).