Por Hugo Luque
O Botafogo oficializou, nesta terça-feira, o empréstimo de uma de suas principais promessas ao Fortaleza. O volante João Costa, de 20 anos, assinou com o Tricolor do Pici até o final de janeiro de 2026, com 60% dos direitos econômicos fixados.
O meio-campista foi um nome importante no elenco do Pantera em 2024. Após fazer uma boa Copa São Paulo de Futebol Júnior, João foi alçado de vez à equipe profissional pelo treinador português Paulo Gomes.
Entre Série B do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Paulista, foram 34 jogos disputados e dois gols marcados. Desses, 23 foram como titular. Todavia, a troca no comando técnico – Gomes deu lugar a Márcio Zanardi – tirou espaço do jovem.
Com Zanardi, foram apenas duas partidas de João Costa como titular, ambas na última temporada. Em 2025, o atleta pouco foi aproveitado e entrou em campo apenas duas vezes no Campeonato Paulista, nas retas finais dos jogos contra Santos e Palmeiras.
Natural de Franca (SP), o volante chegou ao Botafogo aos 14 anos, em 2019, após passagens pelas categorias de base de Francana e Inter de Bebedouro. No Pantera, teve suas primeiras experiências com o grupo principal na Copa Paulista de 2022, mas voltou ao sub-20.
No último ano, o futebol do botafoguense chamou atenção da seleção brasileira sub-20, que convocou o jogador para um período de treinamentos, em outubro. O contrato de João Costa com o Botafogo é válido até março de 2028.
Neste sábado, às 18h30, o Tricolor de Ribeirão estreia na Série B diante do América-MG, na Arena Independência.