Por Hugo Luque
O Botafogo empatou com o Paysandu em 1 a 1 neste domingo, no Estádio Santa Cruz, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi o mesmo placar do embate do primeiro turno, disputado em Belém (PA).
A partida marcou a estreia de Victor Andrade, contratado na última semana. O atacante foi titular e fez um bom jogo, inclusive com bola na trave, e mostrou que a dupla com o centroavante Alexandre Jesus, autor do gol tricolor, pode render frutos aos botafoguenses.
Com o ponto somado, o Pantera foi a 23 e, embora ainda ocupe a 16ª colocação, abriu quatro de vantagem para o Ituano, primeiro time na zona de rebaixamento, que tem 19. Os comandados de Paulo Gomes voltam a campo na quarta-feira, às 19h, fora de casa, contra o Mirassol.
O jogo
O primeiro tempo foi truncado no meio de campo, como é característico da Série B. Porém, em uma das poucas chances, o Paysandu abriu o placar aos 12 minutos com o meia Borasi, que recebeu passe de Cazares, driblou o João Carlos e mandou para o fundo da meta. O arqueiro tricolor ainda precisou impedir um possível segundo tento de Borasi poucos minutos depois.
Alexandre Jesus respondeu, aos 20, com bola na rede, mas o impedimento foi assinalado – o terceiro gol anulado do atacante nas duas últimas partidas. No entanto, em dupla com o estreante Victor Andrade, Jesus queria mais um para sua conta. O tento veio aos 45: Andrade cruzou pela esquerda e o centroavante, que passava da linha da bola, cabeceou com estilo para igualar.
Na primeira metade da etapa final, o Papão voltou a oferecer perigo. Logo aos sete minutos, o time visitante chegou a balançar a rede novamente, porém mais um impedimento foi marcado. Na sequência, o Pantera teve pênalti assinalado em Alexandre Jesus. O VAR, contudo, pediu revisão do árbitro, que voltou atrás.
Os paraenses passaram a gostar do jogo e flertaram com o segundo gol. Tudo foi por água abaixo aos 29, quando Wanderson levou um drible de corpo de Victor Andrade, apelou para impedir que o camisa 11 saísse na cara do gol e foi expulso direto. Na cobrança da falta, Andrade cabeceou no travessão.
Estava instaurada a pressão mandante, que foi marcada por um festival de cruzamentos e um lance que quase virou gol no último lance, quando Victor Andrade cruzou mais uma vez na medida para Alexandre Jesus. O atacante obrigou o goleiro Diogo Silva a se esticar no canto direito para salvar. Na sobra, Bruno Marques chutou de dentro da pequena área e, mais uma vez, parou no arqueiro.